Notícias

De forma inédita, concurso de professores para Rede Municipal de SP terá prova prática

Seleção é para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II e Médio

Publicado em: 27/04/2023 10h40 | Atualizado em: 27/04/2023
foto de uma professora sendo filmada dando aula

O concurso de professores para a Rede Municipal de São Paulo em andamento desde janeiro terá uma etapa prática inédita. A prova, que vai avaliar o planejamento de experiência/plano de aula e a didática dos candidatos será aplicada nos dias  21 ou 28 de maio, a depender do cargo pleiteado (veja detalhamento abaixo).

Ao todo, 55.237 profissionais se candidataram às 1.980 vagas abertas para Professores de Ensino Fundamental II e Médio, para atuação nas disciplinas de Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Espanhol, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química, Sociologia, Filosofia e Libras.  Para a prova prática, foram convocados cerca de 6 mil candidatos. Concorrem às vagas de Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I 96.807 profissionais, para 1.270 vagas, dos quais, cerca de 4 mil participarão da prova prática.

A prova prática terá duas partes: o planejamento de experiência/plano de aula, que valerá até 40 pontos e a apresentação e gravação da prova didática, valendo até 60 pontos.

Os locais de gravação da prova didática e o Cartão de Convocação Individual (CCI) serão divulgados no endereço eletrônico da FGV em até 5 (cinco) dias antes da realização da prova.

No dia determinado, o candidato deverá chegar com uma hora de antecedência ao horário marcado, portando o Cartão de Convocação Individual (CCI) impresso e documento com foto.

Outra novidade é que, no recinto de gravação (que compreende todo o espaço delimitado pela FGV para realização da identificação, espera e gravação da prova didática, incluindo salas de coordenação, de apoio, corredores e banheiros) será proibido o uso aparelhos eletrônicos ou radiotransmissores, sendo permitido somente relógios analógicos sem acesso à internet.

A permanência na sala de gravação poderá ter um total de 30 minutos, dos quais, no máximo 12 minutos poderão ser destinados à apresentação da aula. Esse tempo deverá ser empregado para identificação do candidato pelo Fiscal de sala, ambientação do candidato ao espaço destinado à atividade e gravação da Prova Didática.

Avaliação e Currículo da Cidade

Os critérios de avaliação que serão usados pela banca examinadora nas duas partes da prova prática, estão detalhados no edital.  Serão dois avaliadores e, caso haja muita divergência, haverá um terceiro avaliador.

Os possíveis pontos (temas) e público-alvo, também estão descritos no Edital. O candidato deverá usar como referência o Currículo da Cidade.

Com 48 horas de antecedência ao domingo da prova didática os candidatos saberão, por meio de sorteio transmitido no site da FGV, seu tema da prova prática.

Apesar do local e o horário específico da prova didática serem divulgados em até 5 dias antes da sua realização, em termos gerais, os candidatos devem planejar-se para o seguinte cronograma:

 Candidatos a Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

  • 19 de maio

Sorteios online e síncronos dos pontos da prova prática e publicação no site da FGV.

O primeiro ponto, para o turno da manhã, será sorteado no período de 7h30 e 7h50, e publicado às 8h.

O segundo ponto, para o turno da tarde, será sorteado no período de 13h30 e 13h50, e publicado às 14h.

  • 19 e 20 de maio (até 23h59)

Entrega do Formulário de Planejamento de Experiência (da Educação Infantil) ou Plano de Aula (do Ensino Fundamental I) de acordo com o ponto sorteado, por meio de Upload do pdf em link disponibilizado no site da FGV, conforme especificações descritas no Edital.

  •  21 de maio

Gravação da Prova Didática, em horários dentro dos turnos da manhã, das 8h às 13h30, e da tarde, das 14h às 18h30, conforme divulgado até 5 dias antes.

 

Candidatos a Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Para candidatos inscritos para os cargos de Professor de Ensino Fundamental II e Médio das disciplinas de: Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Língua Portuguesa, Química e Sociologia

  • 19 de maio

Sorteios online e síncronos dos pontos da prova prática e publicação no site da FGV.

O primeiro ponto, para o turno da manhã, de cada cargo, será sorteado no período de 7h30 a 7h50 e publicado às 8h

O segundo ponto, de cada cargo, para o turno da tarde, será sorteado no período de 13h30 a 13h50 e publicado às 14h.

  • 19 e 20 de maio (até 23h59)

Entrega do Formulário de Plano de Aula, obedecendo ao ponto sorteado para o seu cargo, por meio de Upload do pdf em link disponibilizado no site da FGV, conforme especificações descritas no Edital.

  • 21 de maio

Gravação da Prova Didática, conforme horário específico divulgado até 5 dias antes, sendo:

Candidatos ao cargo de Química no turno da manhã; candidatos ao cargo de Espanhol no turno da tarde; candidatos aos cargos de Biologia, Filosofia, Física, Língua Portuguesa e Sociologia divididos entre o turno da manhã e da tarde.

 

Candidatos inscritos para os cargos de Professor de Ensino Fundamental II e Médio das disciplinas de: Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Libras

  • 26 de maio

Sorteios online e síncronos dos pontos da prova prática e publicação no site da FGV.

O primeiro ponto, para o turno da manhã, de cada cargo, será sorteado no período de 7h30 a 7h50 e publicado às 8h

O segundo ponto, de cada cargo, para o turno da tarde, será sorteado no período de 13h30 a 13h50 e publicado às 14h.

  • 26 e 27 de maio (até 23h59)

Entrega de Plano de Aula, obedecendo ao ponto sorteado para o seu cargo, por meio de Upload do pdf em link disponibilizado no site da FGV, conforme especificações descritas no Edital.

  • 28 de maio

Gravação da Prova Didática, conforme horário específico divulgado até 5 dias antes, para candidatos inscritos para os cargos de Professor de Ensino Fundamental II e Médio das disciplinas de: Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Libras.

 

Saiba mais

São divulgados resultados definitivos da prova discursiva e convocação para prova prática e avaliação de títulos

Candidatos do concurso de professores da Rede Municipal devem apresentar títulos para classificação

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440