Notícias

DAE participa do Encontro Nacional das Cidades Educadoras de 2015

Palestra sobre a mobilização da comunidade educativa por conta do Prêmio Educação Além do Prato

Publicado em: 01/12/2015 11h47 | Atualizado em: 30/11/2020

Nos dias 3 e 4 de novembro, o Departamento de Alimentação Escolar (DAE) participou do Encontro Nacional das Cidades Educadoras de 2015, em Santo André (SP). O evento visava discutir os princípios das Cidades Educadoras, além de compartilhar ideias e experiências bem sucedidas de outras cidades nos mais diversos temas.

O DAE esteve presente no eixo da “Qualidade de Vida e Inclusão”, no qual a diretora Erika Fischer, palestrou sobre o “Prêmio Educação Além do Prato mobiliza a comunidade educativa em São Paulo”. Segundo Erika, o cenário inicial apresentado como fundamento para o projeto era preocupante, já que englobava o afastamento das famílias da cultura alimentar, estatísticas assustadoras de doenças crônicas devido a maus hábitos alimentares em crianças, desconhecimento da origem dos alimentos e a supervalorização dos produtos industrializados em detrimento à alimentação na escola.
Ainda segundo a Diretora do DAE, a ideia inicial era realizar um concurso de receitas, porém, o DAE viu a necessidade de levá-lo para fora da cozinha, abrangendo algo maior. “O objetivo era mobilizar a comunidade educativa para elaborar um projeto que promovesse bons hábitos alimentares, que contemplassem os três eixos”, disse Erika. Estes eixos são a valorização dos merendeiros, o engajamento da comunidade educativa nas ações relacionadas à educação e o envolvimento de atores que lidam com alimentação no território da escola.
Ao todo, 292 projetos foram apresentados, com representação de diferentes tipos de Unidades Educacionais (CEI, EMEI, EMEF, EMEBS, CECI) das 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE). As principais melhorias observadas após o Prêmio, pelos gestores escolares, foram o aumento na adesão à alimentação escolar, implantação de projetos sobre alimentação e merendeiras motivadas e participativas.
“O envolvimento das pessoas foi muito grande, assim como o aumento de educadores trabalhando sobre alimentação. Houve também uma melhoria na aceitação de frutas, legumes e verduras, a redução do desperdício e uma evidente melhora no cardápio e na qualidade das refeições”, finalizou a diretora.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma pessoa vista de perfil, escrevendo a palavra “Educação” em um quadro branco com uma caneta preta. A pessoa tem cabelo preso e veste uma jaqueta jeans. A palavra está escrita em letra cursiva, em destaque no centro da imagem. Ao fundo, o cenário é claro e minimalista, com um detalhe em degradê azul no canto superior direito, conferindo um aspecto institucional e limpo.

FUNDEB passa a ser identificado no holerite 

Publicado em: 27/08/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

PodConversar – ECA Digital aborda comunicação ética e responsável nas redes sociais
Fotografia de uma sala de aula. Uma professora está em pé, inclinada ao lado de três estudantes sentados em carteiras, orientando-os durante uma atividade. As crianças estão de costas para a câmera. Ao fundo, há um quadro verde, murais com materiais pedagógicos, estantes com livros e objetos educativos. Sobre as mesas, há cadernos, livros e recipientes com lápis de diferentes cores. A sala é iluminada e organizada, com predominância das cores azul, verde e amarelo.

Prefeitura reformula PDE, amplia peso da aprendizagem e prêmio pode chegar a R$ 20 mil

Publicado em: 27/08/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem retangular, com fundo azul-escuro e elementos gráficos em tons de azul-claro no lado direito. No lado esquerdo, há uma faixa branca com o texto “SEMINÁRIO JUNTOS PELA APRENDIZAGEM” e uma logomarca colorida. Na parte inferior esquerda, aparece o texto: “II Seminário – Juntos pela Aprendizagem: ‘Matemática em Rede’”.
SME oferece 2 mil vagas de especialização em Educação Especial com foco em TEA

SME oferece 2 mil vagas de especialização em Educação Especial com foco em TEA

Publicado em: 25/08/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.692