Notícias

Currículo na Educação Integral foi tema de seminário

Encontro enfatizou a necessidade uma nova concepção de educação movida pela interdisciplinaridade

Publicado em: 14/06/2016 16h29 | Atualizado em: 04/05/2021


ed_tempo_integral_740_x_430.jpg

Nesta segunda-feira, 13 de junho, cerca de 500 educadores das escolas municipais, envolvidos em ações de educação integral, participaram do II Seminário de Educação Integral em Tempo Integral do Município de São Paulo. O tema central da formação foi o Currículo na Educação Integral.

Para dar início às atividades, Nádia Campeão, Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, juntamente com Maria Cecília Carlini, Coordenadora de Educação Integral e dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e Ana Lúcia Sanches, da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), deram as boas vindas aos presentes e falaram sobre as ações da Rede Municipal de Ensino (RME) que induzem à Educação Integral. O encontro ocorreu no campus Vergueiro da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

“Esse é um debate importante que São Paulo e a Rede Municipal de Ensino precisa e deve fazer. Esperamos que cada vez mais as nossas escolas façam a adesão a esse processo, que foi pactuado na sociedade, está no Plano Municipal de Educação (PME) e é uma meta importante até 2025. Isso não é uma exigência deste governo, foi pactuada num plano, que muitas pessoas estudaram, discutiram e aprovaram”, disse Nádia Campeão.

Maria Cecilia Carlini falou que umas das bandeiras da RME é a “interdisciplinaridade a caminho da autoria”. “Isso significa sair da disciplina e caminhar para a interdisciplinaridade, é ampliar o pensamento das pessoas para que entendam que cada pedacinho de aula não deve começar e terminar em determinada hora, lugar, espaço ou tempo. A nossa ideia é mostrar que é possível um currículo integrado, interdisciplinar, que tem contexto e é baseado na realidade local”, completa a Coordenadora de Educação Integral e CEUs.

ed_tempo_integral_I_740_x_430.jpg

Os educadores também participaram de palestra com Professora Maria do Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM Brasil e ex-Secretária de Educação Básica Ministério da Educação. O tema central de sua explanação foi o Currículo em Educação Integral e a necessidade do educador conhecer a realidade da sua escola e de fazer com que os alunos entendam o mundo e se entendam no mundo. “Quando o professor começa a entender isso, ele passa a analisar o seu projeto pedagógico e a se perguntar de qual maneira o Projeto de Educação Integral das escolas municipais fortalecem esta proposta. Quais são as nossas práticas que são realmente transformadoras?”, enfatiza a professora.

Para ela a Educação Integral é uma concepção de escola que responde bem a todas as demandas, complexidades, ambiguidades e incertezas do século 21, mas que demanda também uma nova concepção de escola. “Ela pede novos objetivos, é mais do que decorar tabuada ou copiar um texto pesquisado no Google”.

A professora ainda explicou que é necessário que a formação das crianças e jovens estimule o entendimento, a interpretação e que eles saibam eleger, descartar e criticar o que lhes são apresentados. A leitura é indispensável e importante, mas não fará sentido se os conceitos lidos não puderem ser vivenciados no cotidiano de cada sujeito da escola. “Todo o espaço escolar, o bairro, a cidade, o país, o mundo são espaços de conhecer e se saber parte dele. Saber que aquele lugar tem histórias, culturas, ritos e comemorações que explicam quem somos e porque somos assim. É necessário uma escola que encante o aprender, o saber, o entender”, completa Maria do Pilar Lacerda.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mais uma etapa na construção do documento orientador dos NAAPAs

Mais uma etapa na construção do documento orientador dos NAAPAs

Publicado em: 28/03/2016 3h45 - em Ensino Fundamental e Médio

Curso Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva

Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva

Publicado em: 28/03/2016 3h24 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Currículo Integrador e Gestão Pedagógica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização

Currículo Integrador e Gestão Pedagógica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização

Publicado em: 28/03/2016 3h23 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Equipe da CODAE participa do primeiro encontro do curso “Novas Reflexões: do campo à mesa”
Plateia SME - edição de 23 de março

Plateia SME – edição de 23 de março

Publicado em: 28/03/2016 11h14 - em CEU e COCEU

1 1.330 1.331 1.332 1.333 1.334 1.488