Notícias

Currículo Integrador da Infância Paulistana

Subsídio para os momentos formativos coletivos dos educadores da Educação Básica

Publicado em: 01/02/2016 16h55 | Atualizado em: 30/11/2020

curriculo_integrador_infancia_paulistana_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Diretoria de Orientação Técnica (DOT) Divisão de Educação Infantil e Divisão de Ensino Fundamental e Médio, divulga o documento “Currículo Integrador da Infância Paulistana”.

O “Currículo Integrador da Infância Paulistana” é fruto de ampla discussão e construção coletiva que aconteceu ao longo de 2015. Num primeiro momento, com as equipes das Diretorias de Orientação Técnica Pedagógica (DOT-P) das Diretorias Regionais de Educação (DRE) e, posteriormente, com as equipes das Unidades Educacionais (UE), quando foram realizados 13 Seminários Regionais – “Diálogos para a construção do Currículo Integrador da infância Paulistana: articulação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental – Ciclo de Alfabetização”, sendo um em cada DRE.

Segundo Sonia Larrubia, diretora de DOT Educação Infantil, o documento tem o intuito de promover reflexões sobre as práticas pedagógicas com vistas a um processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental que articule os trabalhos desenvolvidos nas duas etapas da Educação Básica.

De acordo com a diretora de DOT Ensino Fundamental e Médio, Marcia Cordeiro, integrar é garantir que as concepções, ações e registros considerem bebês e crianças reais em sua inteireza e potencialidade, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, considerando as diferenças entre os objetivos e direitos de aprendizagem de cada etapa/segmento, de modo que os seus direitos orientem as práticas educativas nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

O documento está disponível para download aqui neste link.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Programa de Robótica Educacional 2016

Programa de Robótica Educacional 2016

Publicado em: 22/03/2016 1h11 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

A leitura como prática cotidiana para crianças na Educação Infantil

A leitura como prática cotidiana para crianças na Educação Infantil

Publicado em: 22/03/2016 1h02 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1º Seminário Educação Integral em Tempo Integral

1º Seminário Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 22/03/2016 12h55 - em Educomunicação

Projeto motiva as crianças a pensarem e cuidarem do meio-ambiente

Projeto motiva as crianças a pensarem e cuidarem do meio-ambiente

Publicado em: 22/03/2016 12h55 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

8º Prêmio CET de Educação de Trânsito

8º Prêmio CET de Educação de Trânsito

Publicado em: 22/03/2016 12h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 1.387 1.388 1.389 1.390 1.391 1.540