Notícias

Crianças praticam yoga em projeto da EMEI Gabriel Prestes

Educadores trabalham posturas e exercícios respiratórios, contam histórias e ensinam músicas sobre os valores da prática

Publicado em: 07/10/2016 15h58 | Atualizado em: 30/11/2020
criancas_praticam_yoga_em_projeto_da_EMEI_gabriel_prestes_740_x_430.jpg

Desde 2015, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gabriel Prestes têm aprendido e trabalhado os princípios do yoga. O projeto, conduzido pela professora Keila Martins, pretende que as crianças se tornem pessoas mais saudáveis, tanto corporal quanto mentalmente, através das experiências com a prática do esporte terapia.

O yoga, segundo os educadores da EMEI, traz alegria, tranquilidade, melhora a autoestima e a interação. Trabalhando as posturas, contando histórias, cantando músicas e realizando práticas respiratórias, o objetivo da ação educativa é – de acordo com a professora Edna Conceição Monteiro – aumentar a concentração, a imaginação e a memória dos alunos. Promover a empatia, o cuidado com o corpo e com o outro também são fundamentos importantes para consolidação do projeto.

As crianças praticam as chamadas asanas, posturas corporais executadas no yoga, além de exercícios de respiração. Assim, desenvolvem a consciência corporal e aumentam flexibilidade e agilidade corporal. Os educadores, ainda, narram histórias e ensinam canções aos alunos, as quais remetem a valores e princípios morais e éticos da prática.

Atualmente, duas turmas da EMEI Gabriel Prestes participam do projeto, uma de cada turno. As atividades de prática das asanas acontecem todas as quintas-feiras na Chácara Lane, museu situado ao lado da escola, em dois horários: às 12 e às 14 horas. A professora reforça que a proposta é pensada para as crianças, mas outras pessoas da comunidade também podem participar. O projeto pretende continuar sendo desenvolvido até o final do ano letivo de 2016.

Confira uma Galeria de Imagens da atividade de yoga.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

A leitura como prática cotidiana para crianças na Educação Infantil

A leitura como prática cotidiana para crianças na Educação Infantil

Publicado em: 22/03/2016 1h02 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1º Seminário Educação Integral em Tempo Integral

1º Seminário Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 22/03/2016 12h55 - em Educomunicação

Projeto motiva as crianças a pensarem e cuidarem do meio-ambiente

Projeto motiva as crianças a pensarem e cuidarem do meio-ambiente

Publicado em: 22/03/2016 12h55 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

8º Prêmio CET de Educação de Trânsito

8º Prêmio CET de Educação de Trânsito

Publicado em: 22/03/2016 12h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

CECI Tenondé Porã participa da ação “Cidadania
1 1.400 1.401 1.402 1.403 1.404 1.553