Notícias

Crianças do CEI Joaquim Thomé Filho constroem novas formas e espaços de brincar

Ação gerou maior interação entre as crianças e ausência de conflitos durante as atividades

Publicado em: 03/05/2019 18h07 | Atualizado em: 30/11/2020

brincarnoCEI_740X430.jpg

Crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã / Tremembé, constroem juntas novas formas e espaços de brincar. O início desta ação aconteceu em fevereiro de 2019 por conta dos conflitos existentes entre as crianças nas disputas pelos brinquedos e espaços para brincar.

Cerca de 24 crianças, entre 0 e 3 anos participam desta ação, que segue até o final do ano letivo. Mediadas
pelas Professoras Michelle Mendonça e Nathália Santos, o projeto reestrutura a prática pedagógica e problematiza estereótipos presentes nos materiais da Educação Infantil.

No início do projeto, a turma abriu mão de todos os brinquedos e com a ajuda das famílias e dos Professores, foi surgindo uma nova forma de ocupar e brincar nos diferentes territórios de aprendizagem da escola.

A partir desta ação, o projeto ganhou um nome, “Re/Construir um lugar: de invenção, investigação e pertencimento”, um trabalho que promove o protagonismo das crianças em contato a arte e a natureza, estimulando-as a terem um olhar criativo e sensível sobre o mundo e sobre si mesmas.

No decorrer das atividades, foram estabelecidas rodas de conversa entre as crianças, possibilitando momentos de criação, interação e brincadeiras.

Neste projeto, grande parte dos brinquedos confeccionados são recolhidos da própria natureza: gravetos, pinhas, pedras, madeira, folhas, sementes, flores, cascas de arvores e palha, além disso, as crianças podem escolher
os espaços e quais brincadeiras criadas pela turma serão vivenciadas.

A Professora Michelle Mendonça observou durante as atividades algumas mudanças significativas, como a ausência de conflitos por causa dos objetos, maior interação entre as crianças durante as brincadeiras, e uma constante ressignificação dos objetos nos mais variáveis contextos.

De acordo com a Professora Nathália, havia a necessidade de estabelecer uma proposta mais sensível e que contemplasse a escuta das crianças, gerando transformação nos espaços, resultando em um ambiente acolhedor e inspirador.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra Djamila Ribeiro no palco do Congresso Municipal de Educação.
foto da página inicial da intranet

Intranet da SME firma parcerias que garantem benefícios aos educadores da Rede Municipal

Publicado em: 05/10/2023 11h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra estudantes com uniforme azul marinho da prefeitura de SP. Eles manuseiam kits de robótica que estão sobre a sobre a mesa.

10º Seminário e Mostra de Tecnologias está com as inscrições abertas

Publicado em: 05/10/2023 11h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do Congresso Municipal de Educação

Congresso da Rede Municipal continua nesta quinta com conferências, palestras e shows

Publicado em: 05/10/2023 11h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra uma mão segurando uma caneta prata e vermelha sobre uma folha de papel com escritos desfocados.

Rede UniCEU: confira a programação do mês de outubro

Publicado em: 03/10/2023 3h37 - em Secretaria Municipal de Educação

1 101 102 103 104 105 1.489