Notícias

Rede UniCEU: confira a programação do mês de outubro

Entre as atividades estão V Fórum Caminhos da Inclusão, VII Semana da Pedagogia,  live sobre Transtorno do Espectro Autista e oficinas do Programa Agentes do Governo Aberto 

Publicado em: 03/10/2023 15h37 | Atualizado em: 03/10/2023
Fotografia mostra uma mão segurando uma caneta prata e vermelha sobre uma folha de papel com escritos desfocados.

O mês de outubro chegou e novas ações vão ocorrer nos polos da Rede UniCEU.  Mensalmente, é programada uma agenda de atividades que incluem cursos, palestras, encontros, grupos de estudos, atividades de complementação acadêmicas, seminários, webinários, workshops, entre outras. As iniciativas são voltadas para estudantes da UniCEU, profissionais da Educação e a comunidade em geral. 

Entre as programações previstas estão o V Fórum Caminhos de Inclusão: possibilidades e desafios dos percursos formativos no Ensino Superior, Oficinas do Programa Agentes do Governo Aberto com temas diversos, bate-papo presencial sobre ‘A China no cenário internacional’, live sobre ‘Aspectos do autismo: reconhecer, conviver e incluir’ e a ‘VII Semana da Pedagogia: Formação docente e práticas pedagógicas’. 

Veja, abaixo, ações que acontecem em outubro e participe: 

V Fórum Caminhos de Inclusão: possibilidades e desafios dos percursos formativos no Ensino Superior UniCEUs Alto Alegre, Rosa da China, São Mateus, São Rafael,Sapopemba, Tiquatira

Evento online com 3 horas de duração que visa ampliar as perspectivas de ingresso das Pessoas com Deficiência (PCD) no Ensino Superior. Por meio de uma discussão, estudantes com deficiência dos Polos da Rede UniCEU irão compartilhar seus depoimentos sobre o ingresso, permanência e conclusão dos cursos. Podem participar estudantes da Rede UniCEU, profissionais de Educação, e o público em geral. Os participantes receberão certificado. As inscrições podem ser feitas até 6/10. 

Data de realização do Fórum: 11/10, às 19h

Inscreva-se aqui. 


Oficina do Programa Agentes do Governo Aberto:  Imposto para que e para quem? A estrutura tributária brasileira, o lugar das cidades, reforma tributária e principais receitas em São Paulo – UniCEU Guarapiranga

A atividade propõe que os participantes se familiarizem com os principais elementos orçamentários e fiscais a partir da discussão de dados e informações públicas. A oficina é aberta ao público em geral e acontecerá de forma presencial com 4 horas de duração. Os participantes receberão certificado. As inscrições podem ser feitas até 4/10. 

Data de realização da oficina: 04/10, às 18h30

Inscreva-se aqui. 


A China no cenário internacional – UniCEU Feitiço da Vila

Bate-papo presencial com a Gerente de Internacionalização do Instituto Europeo de Design, Anna Pesce Silva, sobre a importância da China no cenário internacional. Na conversa, que terá duração de cerca 2 horas, a especialista em língua e cultura chinesa irá abordar tópicos culturais, políticos e sociais que tornam o país tão singular no contexto internacional. Podem participar estudantes da Rede UniCEU, profissionais da Educação, estudantes do Ensino Fundamental e Médio e o público em geral. Os participantes receberão certificado. Não é necessário realizar inscrição. 

Data do evento: 03/10, às 19h 


Live – Aspectos do autismo: reconhecer, conviver e incluir – UniCEUs Jambeiro e Pêra Marmelo

A psicoterapeuta, Cinthia Sanches, abordará, a partir de sua experiência profissional e sua vivência como mãe atípica, formas de contribuir para o reconhecimento do Transtorno do Espectro Autista (TEA, entre outros assuntos relevantes sobre essa temática. Podem participar estudantes da Rede UniCEU, profissionais da Educação, familiares de pessoas autistas e interessados no tema. Os participantes receberão certificado. As inscrições podem ser feitas até 5/10. 

Data da live: 5/10, às 19h30

Inscreva-se aqui.   


Oficina do Governo Aberto: conscientização sobre reciclagem e coleta seletiva – UniCEUs Campo Limpo, Cantos do Amanhecer, Capão Redondo, Casa Blanca e Vila do Sol

O evento online com 4 horas de duração ocorrerá por meio da plataforma Teams e irá falar sobre o lixo, descarte irregular, superlotação dos aterros, risco de contaminação, entre outros, promove a conscientização, contribui para o desenvolvimento sustentável e para a preservação dos bens naturais. Isso auxilia na mudança de consciência e perspectiva sobre o lixo, que deixa de ser algo sem valor na comunidade para se tornar matéria prima de novos produtos, que poderão ser utilizados. Podem participar estudantes da Rede UniCEU, profissionais da Educação, estudantes do ensino fundamental e médio e o público em geral. Os participantes receberão certificado. As inscrições podem ser feitas até 4/10.

Data do evento: 04/10, às 18h

Inscreva-se aqui. 


Oficina do Governo Aberto: Comunicação cidadã 360º – Ferramentas de conexão com o poder público UniCEUs Formosa, São Pedro/José Bonifácio, Anhanguera e Jaçanã

Esta oficina online com 2h30 de duração  visa capacitar pessoas a utilizarem as ferramentas de comunicação disponíveis para se conectarem com o poder público. Podem participar estudantes da Rede UniCEU, profissionais da Educação e o público em geral. Os participantes receberão certificado. As inscrições podem ser feitas até 12/10. 

Data do evento: 03, 05, 10 e 12/10. Conferir os horários de cada dia no link da inscrição. 

Inscreva-se aqui.  


Oficina do Governo Aberto: Rolando arte e cultura 0800 UniCEUs Sapopemba, Pinheirinho D’Água, Jardim Paulistano, Vila Atlântica, Parelheiros, São Pedro, Vila Curuçá e Meninos

Oficina online com 2h30 de duração oferecida para a comunidade com objetivo de expor a importância dos espaços culturais e gratuitos, ação proposta por agentes de governo aberto. Podem participar estudantes da Rede UniCEU e o público em geral. Os participantes receberão certificado. A inscrição pode ser feita enquanto houver vaga disponível. 

Data do evento: 05 e 27 de outubro; 07, 10 e 16 de novembro; 08 e 15 de dezembro. Conferir os horários de cada dia no link da inscrição. 

Inscreva-se aqui. 


VII Semana da Pedagogia: Formação docente e práticas pedagógicas – UniCEUs Alto Alegre, Rosa da China, São Mateus, São Rafael, Sapopemba e Tiquatira

O evento online tem carga horária de 8 horas. A ação tem por objetivo promover reflexões sobre os desafios da formação do professor (docente) e divulgar possibilidades de práticas pedagógicas diversas que contemplem o multiculturalismo do cotidiano escolar. Podem participar estudantes da Rede UniCEU e profissionais da Educação. Os participantes receberão certificado. As inscrições podem ser feitas até 02/11. 

Data do evento: 23 e 25/10 – Atividades síncronas 

23 a 29/10 – Atividades assíncronas

Horário: 19h

Inscreva-se aqui. 


De repente 2030: a década da ação para a implementação dos ODS nas Cidades – UniCEU Inácio Monteiro

A oficina presencial com 3 horas de duração visa discutir questões relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É indicada para quem quer entender a importância da Agenda 2030 de desenvolvimento,  sustentabilidade, e o que as cidades ao redor do mundo estão fazendo para atingi-la, entre outros, Podem participar estudantes da Rede UniCEU, profissionais da Educação, estudantes do ensino Fundamental e Médio e o público em geral. Os participantes receberão certificado. As inscrições podem ser feitas  até 19/10. 

Data do evento: 18/11, às 19h

Inscreva-se aqui.  


Café Sustentável: Juntos Construímos Um Mundo Melhor – UniCEU Tiquatira

Este encontro intergeracional tem por objetivo reunir e mobilizar estudantes e frequentadores do CEU Tiquatira para refletirmos sobre práticas sustentáveis, a fim de promovermos o desenvolvimento local sustentável, a melhoria da qualidade de vida e a construção de uma sociedade mais equilibrada entre desenvolvimento humano, social e tecnológico. Podem participar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio e a comunidade do entorno. A iniciativa  online possui 2 horas. As inscrições serão aceitas até o dia do evento.  

Data do evento: 20/10, às 14h

Inscreva-se aqui.  


Sobre a UniCEU

A Universidade nos Centros Educacionais Unificados (UniCEU) é uma rede composta por 52 Polos de Apoio Presencial, sendo 51 CEUs e a EMEF Gilberto Dupas, na zona Norte. Os cursos ofertados podem ser de formação inicial e continuada, comunitários, de graduação, de extensão e de pós-graduação, instituídos por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

Saiba mais no Portal da SME na página do Ensino Superior. 

Veja aqui o endereço e o contato dos polos. 

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.460