Notícias

Crianças do CEI Jd. Shangri-lá descobrem as cores, formas e texturas do milho

Trabalho realizado a partir do recebimento do milho “in natura” encaminhado pela Coordenadoria de Alimentação Escolar

Publicado em: 16/08/2018 9h35 | Atualizado em: 30/11/2020

CEI_jd_shangrila_milho_1_740_x_430.jpg

       A Coordenadoria de Alimentação Escolar encaminhou às Unidades Educacionais, no mês de junho deste ano, o milho verde “in natura”.

     A palavra milho significa “o sustento da vida”. Segundo o historiador Sergio Buarque de Holanda, o milho é o principal alimento da população paulista, sendo chamada por ele de “civilização do milho”. Apesar disso, a urbanização fez com que acontecesse o distanciamento da produção e plantio de diversos alimentos, fazendo com que as suas origens se tornassem desconhecidas por parte de muitas crianças.

      Aproveitando o envio deste alimento, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jd. Shangri-lá Núcleo III, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, que já desenvolve um trabalho pedagógico voltado para a imersão das crianças na exploração e valorização de diferentes culturas, ofereceu a elas a oportunidade de manusearem as espigas, conhecendo-as e descobrindo suas cores, formas e texturas.

     Neste trabalho de exploração e descobertas, as crianças foram as protagonistas, responsáveis por descascar as espigas, encaminhar para o preparo na cozinha e, finalmente, fazer a degustação após o cozimento. A diretora Benedita Mello disse que muitas crianças desconheciam o alimento em sua forma mais natural, chamando-o de “banana”. O resultado desse trabalho foi uma grande aceitação do milho cozido.

    Foi uma experiência que todas as crianças do CEI vivenciaram e, com isso, puderam trocar experiências com os colegas. Ainda de acordo com a diretora, os diálogos entre as crianças mostraram o quanto significativo foi a experiência.

CEI_jd_shangrila_milho_2_740_x_430.jpg

     Essa mesma Unidade possui uma horta e tem desenvolvido trabalhos com as crianças e as famílias. Os familiares contribuem com o cultivo e organização da horta. As crianças também participam de todo o processo de plantio, desde o cultivo do terreno até a realização da colheita. A horta possui muitas hortaliças, legumes e árvores frutíferas, entre elas, uma bananeira. A diretora relatou que colocou dois cachos de bananas verdes colhidos na horta para amadurecerem no corredor da Unidade, possibilitando a toda comunidade escolar acompanhar o amadurecimento da fruta.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

crianças sentadas seguram molduras

Pré-Jornada discute narrativas infantis e intencionalidade na educação infantil

Publicado em: 17/06/2025 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

quadrante na cor laranja com o texto Make Music

Escolas Municipais celebram o Make Music Day 2025 com estudantes

Publicado em: 17/06/2025 4h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site

Mais espaço de notícias, vídeos e integração com redes sociais no site da SME

Publicado em: 13/06/2025 5h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Jovens Reporteres Cobertura Virada Ods 2

Secretaria Municipal de Educação organiza ações para o junho migrante em escolas

Publicado em: 13/06/2025 5h05 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Diversas pessoas sentadas, voltadas para frente, assistindo a uma apresentação. Uma mulher está em pé, ao centro, falando diante de uma tela de projeção onde aparece o logotipo do Gabinete Integrado de Proteção Escolar.
1 15 16 17 18 19 1.543