Notícias
Crianças de CEI fazem autorretratos com tampinha, garrafas, botões e elementos da natureza
Projeto do CEI Jardim Shangri-lá ajudou a desenvolver o autoconhecimento dos estudantes a partir da arte
Publicado em: 01/03/2023 16h09 | Atualizado em: 01/03/2023![9 crianças estão sentadas no chão em roda. No meio delas, há um quadro branco com diversas folhas em cima. Uma menina está segurando uma folha que estava no quadro.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/CEI-Shangri-la-825x470.png)
Ao observar que as crianças apreciam materiais diversificados e usam sua imaginação e criatividade para construir narrativas, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Shangri-lá desenvolveu, com as turmas do Minigrupo I C e II B, um projeto onde elas fizeram autorretratos com materiais que fazem parte do cotidiano.
A ação faz parte do projeto “Autorretrato: como me vejo?”, que possibilita, entre outras habilidades, o conhecimento de sua identidade. Cada criança retratou sua imagem da maneira que se enxerga, usando objetos presentes na rotina, como tampinha, garrafas, caixas, botões, massinha, cds, entre outros. Ainda foram ofertados elementos da natureza, como folhas, galhos, pedras, terra e argila.
Antes de chegar na etapa dos retratos as professoras apresentaram, aos pequenos, artistas como Hanoch Piven, que criava rostos com itens do dia a dia; Frans Krajcberg, que utilizava em suas obras materiais da natureza; e Joan Miró, que criou sua própria linguagem artística. Em seguida, mostraram alguns dos objetos que seriam utilizados, para explorar a imaginação da turma. Então, cada um recebeu sua foto para reproduzir, primeiramente em um desenho comum e depois com colagem dos objetos, montando um rosto.
Além do autorretrato, as crianças desenharam o rosto dos colegas, através de um plástico transparente que foi colocado na frente da face. Também exploraram moldar esculturas com argila, pintura e ornamentação dos galhos e colagem dos materiais que cada um escolheu para fazer um rosto, que podia ser o próprio, o do colega, ou um imaginário.
“A reação das crianças foi a melhor possível, eles têm um encantamento, uma leveza e a gente pode perceber que as atividades auxiliam na construção e reconhecimento da própria imagem, sua identidade, além do reconhecimento do outro. Elas também puderam apreciar outras possibilidades de criação”, disse Benedita Machado de Mello, diretora do CEI.
O projeto possibilitou aos pequenos uma exploração sensorial, da imaginação e proporcionou a expressão de suas emoções. Também foi observado pelas professoras regentes da ação que essas crianças aprenderam a solucionar problemas e desenvolveram a autoestima, já que percebiam as habilidades que estavam adquirindo aos poucos, ganhando confiança para realizarem atividades sozinhas.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases Realiza Reunião de Organização do Ano Letivo de 2025 com os CEIs Parceiro
Núcleo Técnico de Currículo
Secretaria Municipal de Educação realiza live sobre segurança na internet no Dia da Internet Segura
Secretaria Municipal de Educação
SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove reunião sobre o orçamento de 2025
Secretaria Municipal de Educação
Vestibular em polos da UniCEU estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
SME orienta famílias de estudantes matriculados em unidades municipalizadas
Relacionadas
![Montagem com seis fotos. Elas mostram crianças experimentando sala de frutas, cenoura, laranja e plantando.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/Plantacao-e-degustacao-825x470.jpg)
Crianças de CEI têm vivências lúdicas sobre a importância de se alimentar bem
Publicado em: 07/12/2023 3h45 - em Secretaria Municipal de Educação
![Imagem com fundo roxo, o título diz](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/06/Estudantes-em-Acao-1-1-825x470.jpg)
Primeira edição do Projeto Estudantes em Ação vai premiar escolas e grêmios estudantis da Rede Municipal de Educação de SP
Publicado em: 07/12/2023 10h43 - em Secretaria Municipal de Educação
![Fotografia de dois estudantes sentado frente a frente em uma entrevista.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/Imprensa-Jovem-2-825x470.jpg)
Programa Imprensa Jovem celebra 18 anos
Publicado em: 06/12/2023 5h37 - em Educomunicação
![Fotografia de uma mulher negra com cabelos longos. Elá está em frente a um painel cheio de gráficos e outras imagens. Ela aponta com a mão direita para um dos gráficos e olha para duas pessoas que estão sentadas de costas para a câmera.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/tamanho-site-825x470.jpg)
SME divulga lista final de habilitados para credenciamento de formadores
Publicado em: 05/12/2023 4h22 - em Secretaria Municipal de Educação
![Arte com fundo branco e desenhos abstratos coloridos. Se lê](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/Encontro-Municipal-dos-Gremios-Estudantis-825x470.jpg)
4º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis reunirá mais de 3 mil participantes nesta terça-feira
Publicado em: 05/12/2023 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação