Primeira edição do Projeto Estudantes em Ação vai premiar escolas e grêmios estudantis da Rede Municipal de Educação de SP

Projeto tem o objetivo de promover cidadania e ações transformadoras no contexto escolar; valores ultrapassam R$140 mil reais

Publicado em: 07/12/2023 10h43 | Atualizado em: 07/12/2023
Imagem com fundo roxo, o título diz "Estudantes em Ação!", há também as figuras de seis estudantes com uniforme da Prefeitura de SP.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), irá premiar 10 escolas e grêmios estudantis classificados na primeira edição do Projeto Estudantes em Ação. O evento ocorre nesta quinta-feira (07), a partir das 9h, os prêmios ultrapassam o valor de R$140 mil.

A iniciativa incentivou professores, estudantes e toda a comunidade escolar no desenvolvimento de práticas para promover ações transformadoras no contexto escolar, baseadas no exercício da cidadania ativa, da participação social, do controle social, dos direitos humanos e da cultura da paz e coletividade.

A escola classificada em primeira colocada receberá R$ 30 mil reais, e a décima, R$ 5 mil reais. Já os Grêmios Estudantis receberão prêmios entre R$ 3 mil e R$ 8 mil reais. Os estudantes do time vencedor também terão a oportunidade de participar da ação “Um dia de Prefeito”. Eles visitarão o Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, em 2024, e participarão de atividades especiais, com o objetivo de aprender sobre o trabalho do executivo de forma prática e didática.

Lista das escolas finalistas do Projeto (por ordem alfabética):
EMEF Constelação do Índio,

4º Lugar – R$4.500,00
Do 5º ao 10º Lugar – R$3.000,00

Atividades Realizadas
Cerca de 74 escolas e seus grêmios estudantis se inscreveram no projeto, destas, 42 equipes foram selecionadas, contemplando todas as Diretorias Regionais de Educação conforme edital de seleção. As equipes participaram de quatro atividades: oficina para professores orientadores, tarefa especial, auditoria cívica e desafio.
Na primeira etapa, os professores passaram por uma atividade de capacitação para apresentação de conceitos, metodologia e as orientações para a realização de todas as atividades previstas no projeto.
A segunda etapa do projeto foi a tarefa especial, uma atividade de curta duração, realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Fazenda e que consistiu na participação em oficina expositiva sobre os pilares da educação fiscal e o ciclo orçamentário e na avaliação de propostas eleitas pela população no processo participativo municipal “Orçamento Cidadão”.
A terceira etapa, denominada auditoria cívica, resultou na realização de uma atividade de percepção do ambiente e das ações da escola. Para cumprir seus requisitos, a auditoria cívica teve que ser executada de maneira coletiva pelos estudantes, com o preenchimento de formulários que puderam detectar problemas passíveis de correção e possíveis melhorias nas escolas.

A quarta e última etapa foi dividida em duas partes, sendo planejamento e execução/entrega dos resultados. O desafio completo consistiu na realização de um projeto que abordou as temáticas de controle social, transparência pública, voluntariado, construção de valores de combate a corrupção, melhoria do ambiente escolar e educação fiscal ou financeira. A última etapa foi dividida em duas partes, sendo planejamento e execução/entrega dos resultados.

Serviço:
Evento de Premiação do Projeto Estudantes em Ação