Notícias

Crianças de CEI têm vivências lúdicas sobre a importância de se alimentar bem

Ações incluem preparo de receitas, cultivo de vegetais e visita a mercado

Publicado em: 07/12/2023 15h45 | Atualizado em: 07/12/2023

Montagem com seis fotos. Elas mostram crianças experimentando sala de frutas, cenoura, laranja e plantando.
Diante de uma busca por práticas para promover a conscientização sobre a importância da alimentação saudável desde a infância, o CEI Futuro Brilhante I, da DRE Jaçanã/Tremembé, criou o projeto “Crescendo com comida saudável”. As ações incluem visita ao mercado e produção de receitas simples e saudáveis. 

O projeto começou neste ano. Pelo menos uma vez na semana as crianças fazem uma receita simples, cada turma escolhe o que vai preparar, depois eles degustam, com o auxílio das educadoras. Já foram preparados sanduíches, pães e bolachas integrais, espetinho de frutas, salada de frutas, bolos, panqueca japonesa, entre outros.

Dentre as atividades realizadas, as crianças foram até um mercado, onde puderam explorar frutas e vegetais. Antes da saída, os pequenos haviam combinado que queriam fazer pipoca. Então, compraram o ingrediente e voltaram para o CEI, onde estouraram e degustaram o alimento.

As ações têm o objetivo de envolver as crianças na preparação de receitas simples e saudáveis, desenvolver habilidades motoras e cognitivas por meio da culinária e promover a colaboração e a socialização entre as crianças.

Montagem com seis fotos. Elas mostram crianças em mercado fazendo compras, passando no caixa e fazendo e degustando pipoca.

Outras ações

As crianças ainda plantaram sementes de vegetais em pequenos vasos e acompanharam de perto o crescimento das plantas ao longo do projeto, entendendo assim como alguns alimentos são cultivados. 

Dentro da unidade, foi montado um espaço para degustação de frutas e vegetais e uma quitandinha com alimentos verdadeiros e de brinquedo, para que as crianças pudessem se familiarizar com os alimentos oferecidos.

Todas as ações buscam incorporar brincadeiras que envolvem a identificação de alimentos, a exploração de texturas, cores e sabores, para que as crianças desenvolvam uma consciência nutricional de forma natural e lúdica.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.427