Notícias

Crianças de CEI têm vivências lúdicas sobre a importância de se alimentar bem

Ações incluem preparo de receitas, cultivo de vegetais e visita a mercado

Publicado em: 07/12/2023 15h45 | Atualizado em: 07/12/2023

Montagem com seis fotos. Elas mostram crianças experimentando sala de frutas, cenoura, laranja e plantando.
Diante de uma busca por práticas para promover a conscientização sobre a importância da alimentação saudável desde a infância, o CEI Futuro Brilhante I, da DRE Jaçanã/Tremembé, criou o projeto “Crescendo com comida saudável”. As ações incluem visita ao mercado e produção de receitas simples e saudáveis. 

O projeto começou neste ano. Pelo menos uma vez na semana as crianças fazem uma receita simples, cada turma escolhe o que vai preparar, depois eles degustam, com o auxílio das educadoras. Já foram preparados sanduíches, pães e bolachas integrais, espetinho de frutas, salada de frutas, bolos, panqueca japonesa, entre outros.

Dentre as atividades realizadas, as crianças foram até um mercado, onde puderam explorar frutas e vegetais. Antes da saída, os pequenos haviam combinado que queriam fazer pipoca. Então, compraram o ingrediente e voltaram para o CEI, onde estouraram e degustaram o alimento.

As ações têm o objetivo de envolver as crianças na preparação de receitas simples e saudáveis, desenvolver habilidades motoras e cognitivas por meio da culinária e promover a colaboração e a socialização entre as crianças.

Montagem com seis fotos. Elas mostram crianças em mercado fazendo compras, passando no caixa e fazendo e degustando pipoca.

Outras ações

As crianças ainda plantaram sementes de vegetais em pequenos vasos e acompanharam de perto o crescimento das plantas ao longo do projeto, entendendo assim como alguns alimentos são cultivados. 

Dentro da unidade, foi montado um espaço para degustação de frutas e vegetais e uma quitandinha com alimentos verdadeiros e de brinquedo, para que as crianças pudessem se familiarizar com os alimentos oferecidos.

Todas as ações buscam incorporar brincadeiras que envolvem a identificação de alimentos, a exploração de texturas, cores e sabores, para que as crianças desenvolvam uma consciência nutricional de forma natural e lúdica.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.442