Notícias
Crianças de CEI fazem autorretratos com tampinha, garrafas, botões e elementos da natureza
Projeto do CEI Jardim Shangri-lá ajudou a desenvolver o autoconhecimento dos estudantes a partir da arte
Publicado em: 01/03/2023 16h09 | Atualizado em: 01/03/2023
Ao observar que as crianças apreciam materiais diversificados e usam sua imaginação e criatividade para construir narrativas, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Shangri-lá desenvolveu, com as turmas do Minigrupo I C e II B, um projeto onde elas fizeram autorretratos com materiais que fazem parte do cotidiano.
A ação faz parte do projeto “Autorretrato: como me vejo?”, que possibilita, entre outras habilidades, o conhecimento de sua identidade. Cada criança retratou sua imagem da maneira que se enxerga, usando objetos presentes na rotina, como tampinha, garrafas, caixas, botões, massinha, cds, entre outros. Ainda foram ofertados elementos da natureza, como folhas, galhos, pedras, terra e argila.
Antes de chegar na etapa dos retratos as professoras apresentaram, aos pequenos, artistas como Hanoch Piven, que criava rostos com itens do dia a dia; Frans Krajcberg, que utilizava em suas obras materiais da natureza; e Joan Miró, que criou sua própria linguagem artística. Em seguida, mostraram alguns dos objetos que seriam utilizados, para explorar a imaginação da turma. Então, cada um recebeu sua foto para reproduzir, primeiramente em um desenho comum e depois com colagem dos objetos, montando um rosto.
Além do autorretrato, as crianças desenharam o rosto dos colegas, através de um plástico transparente que foi colocado na frente da face. Também exploraram moldar esculturas com argila, pintura e ornamentação dos galhos e colagem dos materiais que cada um escolheu para fazer um rosto, que podia ser o próprio, o do colega, ou um imaginário.
“A reação das crianças foi a melhor possível, eles têm um encantamento, uma leveza e a gente pode perceber que as atividades auxiliam na construção e reconhecimento da própria imagem, sua identidade, além do reconhecimento do outro. Elas também puderam apreciar outras possibilidades de criação”, disse Benedita Machado de Mello, diretora do CEI.
O projeto possibilitou aos pequenos uma exploração sensorial, da imaginação e proporcionou a expressão de suas emoções. Também foi observado pelas professoras regentes da ação que essas crianças aprenderam a solucionar problemas e desenvolveram a autoestima, já que percebiam as habilidades que estavam adquirindo aos poucos, ganhando confiança para realizarem atividades sozinhas.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Cores da Natureza despertam criatividade na EMEF Cláudio Manoel da Costa
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Irineu Marinho promove o Dia da Não-Violência na Escola
Secretaria Municipal de Educação
Núcleo de Gênero e Diversidade da SME abre inscrição para vaga na equipe
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira terminam amanhã
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Olimpíadas Estudantis: Rugby Tag movimenta CEU Meninos com mais de 300 estudantes da Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Secretarias Municipais se unem para promover o II FLI Sampa
Relacionadas

Torneio de Xadrez mobiliza alunos do 3º ao 9º ano na EMEF Prof. Arlindo Caetano Filho
Publicado em: 29/10/2015 12h10 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

II Café Literário “Versos em tom e rima” acontece no CEU Parque Anhanguera
Publicado em: 29/10/2015 11h50 - em CEU e COCEU

Secretaria realiza seminários para dar continuidade à implantação do Programa Na Mesma Mesa.
Publicado em: 29/10/2015 11h47 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

EMEF Lourenço Filho promove sarau
Publicado em: 29/10/2015 11h01 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Seminário sobre o PNAIC na DRE Santo Amaro
Publicado em: 28/10/2015 5h20 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro