Notícias
Crianças de CEI fazem autorretratos com tampinha, garrafas, botões e elementos da natureza
Projeto do CEI Jardim Shangri-lá ajudou a desenvolver o autoconhecimento dos estudantes a partir da arte
Publicado em: 01/03/2023 16h09 | Atualizado em: 01/03/2023
Ao observar que as crianças apreciam materiais diversificados e usam sua imaginação e criatividade para construir narrativas, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Shangri-lá desenvolveu, com as turmas do Minigrupo I C e II B, um projeto onde elas fizeram autorretratos com materiais que fazem parte do cotidiano.
A ação faz parte do projeto “Autorretrato: como me vejo?”, que possibilita, entre outras habilidades, o conhecimento de sua identidade. Cada criança retratou sua imagem da maneira que se enxerga, usando objetos presentes na rotina, como tampinha, garrafas, caixas, botões, massinha, cds, entre outros. Ainda foram ofertados elementos da natureza, como folhas, galhos, pedras, terra e argila.
Antes de chegar na etapa dos retratos as professoras apresentaram, aos pequenos, artistas como Hanoch Piven, que criava rostos com itens do dia a dia; Frans Krajcberg, que utilizava em suas obras materiais da natureza; e Joan Miró, que criou sua própria linguagem artística. Em seguida, mostraram alguns dos objetos que seriam utilizados, para explorar a imaginação da turma. Então, cada um recebeu sua foto para reproduzir, primeiramente em um desenho comum e depois com colagem dos objetos, montando um rosto.
Além do autorretrato, as crianças desenharam o rosto dos colegas, através de um plástico transparente que foi colocado na frente da face. Também exploraram moldar esculturas com argila, pintura e ornamentação dos galhos e colagem dos materiais que cada um escolheu para fazer um rosto, que podia ser o próprio, o do colega, ou um imaginário.
“A reação das crianças foi a melhor possível, eles têm um encantamento, uma leveza e a gente pode perceber que as atividades auxiliam na construção e reconhecimento da própria imagem, sua identidade, além do reconhecimento do outro. Elas também puderam apreciar outras possibilidades de criação”, disse Benedita Machado de Mello, diretora do CEI.
O projeto possibilitou aos pequenos uma exploração sensorial, da imaginação e proporcionou a expressão de suas emoções. Também foi observado pelas professoras regentes da ação que essas crianças aprenderam a solucionar problemas e desenvolveram a autoestima, já que percebiam as habilidades que estavam adquirindo aos poucos, ganhando confiança para realizarem atividades sozinhas.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes e professora são vencedores em quatro categorias do 15º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Secretaria Municipal de Educação
Processo seletivo para atuação de professores nos CELPs segue aberto até sexta-feira (05)
Secretaria Municipal de Educação
SME lança a publicação “Grêmio em Foco” para orientar e potencializar as ações de protagonismo estudantil
Secretaria Municipal de Educação
6º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis reúne estudantes e educadores para diálogo, apresentação e premiação
Secretaria Municipal de Educação
SME recebe novos profissionais do Serviço de Apoio Escolar Psicossocial no CEU Pêra Marmelo
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP recebe GUINNESS WORLD RECORDS™ de maior programa municipal de segurança alimentar do mundo
Relacionadas
Centros para Crianças e Adolescentes (CCA)
Publicado em: 18/03/2016 11h24 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
CEU Parelheiros recebe show da cantora Mônica Salmaso
Publicado em: 18/03/2016 10h37 - em CEU e COCEU
Seminário proporciona reflexão sobre Cultura Maker
Publicado em: 18/03/2016 9h54 - em Ensino Fundamental e Médio
CEU Vila Rubi recebe show da cantora Alaíde Costa
Publicado em: 18/03/2016 9h51 - em CEU e COCEU
CEU Cidade Dutra recebe show da cantora Daúde
Publicado em: 17/03/2016 9h34 - em CEU e COCEU