Notícias

Seminário proporciona reflexão sobre Cultura Maker

POIEs participam de formação que estimula a mediação da aprendizagem a partir da solução de problemas

Publicado em: 18/03/2016 9h54 | Atualizado em: 04/05/2021

reflexao_cultura_maker_740_x_430.jpg

Nos dias 15 e 17 de março, no campus Barra Funda da Universidade Nove de Julho, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Informática Educativa da Coordenadoria Pedagógica (COPED), promoveu a formação Cultura Maker e Aprendizagem por Solução de Problemas – Módulo I.

O curso teve o objetivo de promover a preparação dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIE) para atuarem como mediadores e orientadores dos processos de aprendizagem com as diversas formas de tecnologias nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) e Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA).

Em auditório lotado, a formação contou com palestras das integrantes da equipe do Núcleo de Informática Educativa da SME, Gislaine Batista Munhoz e Regina Gavassa. Elas apresentaram a proposta da formação, que tem o objetivo de discutir o trabalho da Informática Educativa como área integradora a partir da resolução de problemas e ações estratégicas de avaliação formativa, considerando premissas da Cultura Maker.

Durante a formação, o Professor Sidney Fenólio, da EMEF Deputada Ivete Vargas, fez um relato de prática no qual mostrou alguns experimentos científicos nos quais ele inicia seus alunos ao mundo maker. O professor conta que, geralmente, suas aulas sempre partem da resolução de algum problema científico e que isso faz com que os estudantes tenham interesse em participar de suas propostas. O segundo relato foi feito pela POIE Gracinda Carvalho e o Diretor Pedro, ambos da EMEF Professor Carlos Corrêa Mascaro. A apresentação teve como foco o Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) Expedições, desenvolvido na escola e que apresenta ações que envolvem a Cultura Maker.

Após as apresentações, Luci Ferraz de Mello e Paula Carolei, assessoras do Núcleo de Informática Educativa da SME, contextualizaram os relatos de práticas desenvolvidos nos laboratórios de informática da SME a partir da proposta de Cultura Maker. A formação também possibilitou que os educadores presentes refletissem em pequenos grupos sobre as propostas apresentadas.

Cultura Maker – extensão do conceito “Faça Você Mesmo” que incorpora recursos tecnológicos e técnicos à ideia de que todos podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos objetos e projetos.

Clique aqui e veja a galeria de imagens

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299