Notícias
Crianças de CEI fazem autorretratos com tampinha, garrafas, botões e elementos da natureza
Projeto do CEI Jardim Shangri-lá ajudou a desenvolver o autoconhecimento dos estudantes a partir da arte
Publicado em: 01/03/2023 16h09 | Atualizado em: 01/03/2023Ao observar que as crianças apreciam materiais diversificados e usam sua imaginação e criatividade para construir narrativas, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Shangri-lá desenvolveu, com as turmas do Minigrupo I C e II B, um projeto onde elas fizeram autorretratos com materiais que fazem parte do cotidiano.
A ação faz parte do projeto “Autorretrato: como me vejo?”, que possibilita, entre outras habilidades, o conhecimento de sua identidade. Cada criança retratou sua imagem da maneira que se enxerga, usando objetos presentes na rotina, como tampinha, garrafas, caixas, botões, massinha, cds, entre outros. Ainda foram ofertados elementos da natureza, como folhas, galhos, pedras, terra e argila.
Antes de chegar na etapa dos retratos as professoras apresentaram, aos pequenos, artistas como Hanoch Piven, que criava rostos com itens do dia a dia; Frans Krajcberg, que utilizava em suas obras materiais da natureza; e Joan Miró, que criou sua própria linguagem artística. Em seguida, mostraram alguns dos objetos que seriam utilizados, para explorar a imaginação da turma. Então, cada um recebeu sua foto para reproduzir, primeiramente em um desenho comum e depois com colagem dos objetos, montando um rosto.
Além do autorretrato, as crianças desenharam o rosto dos colegas, através de um plástico transparente que foi colocado na frente da face. Também exploraram moldar esculturas com argila, pintura e ornamentação dos galhos e colagem dos materiais que cada um escolheu para fazer um rosto, que podia ser o próprio, o do colega, ou um imaginário.
“A reação das crianças foi a melhor possível, eles têm um encantamento, uma leveza e a gente pode perceber que as atividades auxiliam na construção e reconhecimento da própria imagem, sua identidade, além do reconhecimento do outro. Elas também puderam apreciar outras possibilidades de criação”, disse Benedita Machado de Mello, diretora do CEI.
O projeto possibilitou aos pequenos uma exploração sensorial, da imaginação e proporcionou a expressão de suas emoções. Também foi observado pelas professoras regentes da ação que essas crianças aprenderam a solucionar problemas e desenvolveram a autoestima, já que percebiam as habilidades que estavam adquirindo aos poucos, ganhando confiança para realizarem atividades sozinhas.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases Realiza Reunião de Organização do Ano Letivo de 2025 com os CEIs Parceiro
Núcleo Técnico de Currículo
Secretaria Municipal de Educação realiza live sobre segurança na internet no Dia da Internet Segura
Educação em Direitos Humanos
SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove reunião sobre o orçamento de 2025
Secretaria Municipal de Educação
Vestibular em polos da UniCEU estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
SME orienta famílias de estudantes matriculados em unidades municipalizadas
Relacionadas
SME realiza consulta pública para projeto em parceria com o BID
Publicado em: 01/11/2023 4h17 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura inaugura Centro de Educação Infantil com 120 vagas na Assembleia Legislativa
Publicado em: 31/10/2023 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação distribui 100 óculos para idosos e estudantes do MOVA
Publicado em: 31/10/2023 1h41 - em Educação de Jovens e Adultos
Prefeitura de São Paulo vai disponibilizar ônibus gratuito em dias de provas do Enem
Publicado em: 31/10/2023 1h20 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Parque do Carmo recebe visita de representantes da Associação Internacional das Cidades Educadoras
Publicado em: 30/10/2023 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação