Notícias

Prefeitura inaugura Centro de Educação Infantil com 120 vagas na Assembleia Legislativa

CEI Ibirapuera vai funcionar a partir de 2024 no período estendido das 9h às 19h; vagas não são restritas aos filhos e filhas de funcionários da Alesp

Publicado em: 31/10/2023 16h25 | Atualizado em: 31/10/2023
Fotografia de uma sala do CEI Ibirapuera com brinquedos, mesa e cadeiras pequenas de madeira, cabana de pano, entre outros.

A Prefeitura de São Paulo inaugurou na manhã desta terça-feira (31) o Centro de Educação Infantil (CEI) Ibirapuera, instalado dentro da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). No total, serão 120 vagas para crianças de 0 a 3 anos destinadas a toda a comunidade, não necessariamente aos filhos e filhas de funcionários da Alesp.

“As crianças que passam por creche têm 25% a mais de capacidade de aprendizado do que aquelas que não passaram por creche. Portanto, se a gente perder essa fase não tem como voltar atrás”, disse o prefeito Ricardo Nunes. “Dar essa oportunidade para que as crianças possam ter um futuro melhor é fundamental e eu fico muito feliz que pelo terceiro ano consecutivo esse país chamado cidade de São Paulo tem vaga de creche para todas as crianças”, concluiu Nunes.

Reformada com um investimento de mais de R$ 374 mil, a unidade funcionará em período estendido, das 9h às 19h. As atividades do CEI Ibirapuera serão iniciadas em fevereiro de 2024.

O funcionamento do CEI será garantido por meio de um convênio firmado entre a Alesp e a SME e será gerido pela OSC Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), nos mesmos moldes já adotados em outras unidades da capital.

Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado, exaltou a importância da parceria com a Prefeitura de São Paulo para atender a demanda dos moradores da região e dos funcionários da Alesp. “Somos muito gratos pois isso é uma necessidade que nós temos”, disse. “Nossa gratidão pela sua parceria e compreensão que aqui caberia um convênio”, disse o deputado em agradecimento ao prefeito Ricardo Nunes.

A creche possui duas salas de berçário, quatro salas de mini grupos, fraldário, dois sanitários infantis, um sanitário acessível, sala de direção, secretaria, lavanderia, refeitório, cozinha, lactário e despensa.

O secretário de Educação, Fernando Padula, reforçou que a expansão dos equipamentos garante que a Prefeitura de São Paulo mantenha zerada da fila de demanda por vagas nas creches. “Os CEIs da capital possuem infraestrutura e profissionais qualificados para explorar todas as potencialidades das crianças inerentes à primeira infância. Esta etapa é crucial para garantir a todos os nossos estudantes um futuro de oportunidades, contribuindo para diminuir as desigualdades sociais”, afirmou.

Reforma

Para garantir que o CEI tenha o mesmo padrão de outras unidades da Rede Municipal, a Prefeitura realizou uma reforma completa com investimento no valor de R$ 374.696,49.

Entre as adequações realizadas estão troca de piso, pintura interna, instalação de piso emborrachado no pátio interno, adequação de sanitário acessível e manutenções em geral.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de Centro de Educação Infantil com móveis pequenos de madeiras para bebês e uma tenda de tule laranaja e vermelho ao centro.
Fotografia de um auditório repleto de pessoas sentadas em momento de palestra.

Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos

Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Pessoa entrega um certificado a outra durante uma cerimônia de premiação. A imagem mostra apenas as mãos dos participantes e o momento da entrega do documento, simbolizando o reconhecimento de profissionais da educação.

Prêmio Professor em Destaque abre inscrições para a edição 2026 

Publicado em: 14/07/2026 2h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Em uma sala de formação, uma mulher em pé apresenta uma atividade para um grupo de participantes sentados em cadeiras organizadas em semicírculo. Ao fundo, há uma tela de projeção, um computador e uma mesa de apoio. Os participantes observam atentamente a apresentação, em um ambiente interno com cortinas claras e paredes neutras.

Programa EntreNós fortalece formação de Auxiliares Técnicos de Educação na DRE Pirituba/Jaraguá 

Publicado em: 14/07/2026 10h03 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Recreio Nas Férias (1)
«1 2 3 1.678