Notícias
Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia
Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças
Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.
A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.
Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.
Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.
Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.
Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Canteiro dos Pais: um espaço que promove acolhimento e integração familiar na EMEF Visconde de Taunay
Secretaria Municipal de Educação
Hortas pedagógicas transformam rotina de estudantes da Rede Municipal de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Secretários destacam avanços na educação em podcast da rádio CBN
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Professora da Rede Municipal com doutorado em Tecnologia Nuclear transforma aula de Ciências em investigação e descobertas com foco no protagonismo estudantil
Secretaria Municipal de Educação
Programa Imprensa Jovem da Rede Municipal é destaque na Digital Learning Week 2025 da UNESCO
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Crianças do CEI Aparecida das Graças Roseira levam suas vozes à Rádio Comunitária do Heliópolis
Relacionadas

Secretaria Municipal de Educação e APAE criam novos núcleos de atendimento em Educação Especial na cidade
Publicado em: 22/10/2015 9h48 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Consulta Pública: Plano de Ação para a regulamentação da Alimentação Orgânica na Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 22/10/2015 9h08 - em Alimentação Escolar

CEU Uirapuru recebe bate-papo com Marcos Pezão
Publicado em: 21/10/2015 5h00 - em CEU e COCEU

Grupo Bicho de Pé faz show no CEU Butantã
Publicado em: 21/10/2015 4h25 - em CEU e COCEU

Portaria de Matrícula
Publicado em: 21/10/2015 4h21 - em Diretoria Regional de Educação Butantã