Notícias

Canteiro dos Pais: um espaço que promove acolhimento e integração familiar na EMEF Visconde de Taunay

Iniciativa une famílias, estudantes e natureza em um projeto pedagógico que promove vínculos afetivos e hábitos saudáveis

Publicado em: 12/09/2025 15h59 | Atualizado em: 22/09/2025
Horta pedagógica com famílias plantando

A EMEF Visconde de Taunay, DRE Freguesia Brasilândia, inaugurou nesta sexta-feira, 12 de setembro, o Canteiro dos Pais, um espaço verde criado com carinho para fortalecer os vínculos entre famílias, escola e natureza. Mais do que uma horta pedagógica, o canteiro foi idealizado para aproximar responsáveis e estudantes, valorizando o cuidado compartilhado e o cultivo de hábitos saudáveis.  

Até o momento, cerca de 60 mudas já foram plantadas pelos estudantes com a orientação e dedicação da Mãe Guardiã da Alimentação Escolar (GAE), Renata Rruehmueller, que trouxe sua expertise para enriquecer o projeto. Durante a inauguração, cada responsável recebeu uma muda e fez o plantio no espaço junto com as crianças e adolescentes. Junto com as famílias foram mais de 80 mudas plantadas entre verduras e hortaliças, como alface, rúcula e espinafre.  

Esse gesto simbólico representa o crescimento conjunto da comunidade escolar, fortalecendo laços familiares e o compromisso com a preservação ambiental. Ao final, foi entregue um material informativo sobre alimentação saudável, com dicas práticas para o dia a dia, reforçando a importância de escolhas conscientes desde a infância.  

“A EMEF Visconde de Taunay acredita que os espaços da unidade escolar devem ser efetivamente ocupados pela comunidade, promovendo integração e participação de todos. Nesse sentido, a escola entende que a melhor forma de alcançar esse objetivo é socializando a importância do trabalho pedagógico desenvolvido na horta, permitindo que alunos, famílias e demais membros da comunidade reconheçam o valor educativo, ambiental e social das atividades realizadas nesse espaço”, pontuou a diretora da unidade, Cristiane de Araujo.  

Confira mais informações sobre as hortas escolares no Manual de Normas e Procedimentos com orientações detalhadas sobre implantação, manutenção e uso pedagógico

Acompanhe mais notícias sobre as hortas pedagógicas na Rede Municipal de Ensino (RME):

Hortas pedagógicas transformam rotina de estudantes da Rede Municipal de São Paulo

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra um estudante da Rede Municipal de Ensino ajoelhado em uma horta, realizando o manejo de uma plantação de couve. A imagem destaca apenas o tronco, os braços e as mãos da estudante, sem exibir o rosto. Vestindo uniforme escolar nas cores branca e azul-marinho, a estudante toca cuidadosamente a terra ao redor das plantas. Ao fundo, outras hortaliças aparecem desfocadas, reforçando o ambiente de cultivo. A cena representa atividades de educação ambiental, agricultura urbana e aprendizagem prática relacionadas ao cuidado com a natureza e à alimentação saudável.

Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal 

Publicado em: 07/08/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia de uma menina segurando para o celular e apontado para sua tela.

Resultados do Ideb já estão disponíveis para consulta

Publicado em: 06/08/2026 4h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia ilustrativa mostra mãos de diferentes pessoas unidas ao redor de uma muda de planta com folhas verdes, sustentada sobre um pequeno montículo de terra. A cena simboliza cooperação, cuidado com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ao fundo, a vegetação aparece desfocada, reforçando o contexto natural. No canto superior direito, está a identidade visual da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com logotipo em tons de verde composto por uma figura humana estilizada envolvida por setas circulares, acompanhada da inscrição Educação Ambiental – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Seminário de Educação Ambiental reúne educadores em São Paulo

Publicado em: 06/08/2026 3h54 - em Educação Ambiental

Pessoa servindo uma refeição em um refeitório escolar entrega um prato com arroz, feijão, salada, legumes e proteínas a um estudante. Em primeiro plano, aparecem cubas de alimentos aquecidos e, ao fundo, o ambiente da cozinha escolar desfocado.
«1 2 3 1.684