Notícias
Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia
Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças
Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.
A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.
Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.
Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.
Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.
Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal participam de esquenta da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
SME inicia planejamento estratégico para o Programa de Integridade e Boas Práticas 2025
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove giro nas DREs para apresentar o Programa Juntos pela Aprendizagem (JA)
Diretoria Regional de Educação Butantã
Prefeitura de SP oferece 177 vagas para cursinho pré-vestibulinho gratuito
Secretaria Municipal de Educação
Valorização e reconhecimento marcam o Dia da Cozinheira nas unidades educacionais da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para professores interessados em atuar nos novos CEUs EMEFs em 2025
Relacionadas

Exposição no CEU Parelheiros transforma biblioteca da unidade em aldeia indígena
Publicado em: 16/04/2016 11h20 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Castração de Cães e Gatos na EMEF Presidente João Pinheiro
Publicado em: 16/04/2016 12h03 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Plateia SME – edição de 15 de abril
Publicado em: 15/04/2016 4h46 - em CEU e COCEU

Plenárias definem as diretrizes do documento orientador dos NAAPAs
Publicado em: 15/04/2016 4h03 - em NAAPA

Chorinho no CEU Uirapuru
Publicado em: 15/04/2016 3h31 - em CEU e COCEU