Notícias

Plenárias definem as diretrizes do documento orientador dos NAAPAs

A primeira parte do documento se refere aos sete procedimentos de atendimento

Publicado em: 15/04/2016 16h03 | Atualizado em: 04/05/2021

plenaria_naapa_740_x_430.jpg

Os Núcleos de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA) da Secretaria Municipal de Educação (SME) estão construindo democraticamente as orientações que norteiam o atendimento das equipes dos núcleos das Diretorias Regionais de Educação (DRE) às unidades educacionais e aos serviços da Rede de Proteção Social. Na última quarta-feira, 13 de abril, no Instituto Mauá de Tecnologia, ocorrem plenárias sobre a primeira parte documento.

“Para garantir o debate aprofundado e democrático, foi utilizada a metodologia de grupos preparatórios para pré-avaliação e proposição de alterações, supressões e acréscimos nos textos elaborados. Os apontamentos feitos nos grupos foram levados então para a grande plenária, para serem discutidos texto a texto”, disse Renata Brandstatter, da equipe técnica do NAAPA na SME.

Para tomada de decisão o grupo procurou privilegiar os consensos, utilizando a votação apenas depois de esgotadas as tentativas de conciliação. “Assim, a posição vencedora foi dada pela maioria. Em plenária foi decidido que após aprovado o texto, não se voltará a discutir aspectos relativos a seu mérito. Ajustes de redação e formatação, bem como inserção de referências e legislação atualizadas poderão ser realizados, desde que o mérito do documento não seja alterado”, ressalta Adriana Watanabe, Coordenadora dos NAAPA na SME.

A primeira parte do documento se refere aos sete procedimentos de atendimento dos NAAPAs. Esta plenária contemplou quatro textos e os outros três ainda serão finalizados na próxima plenária.

Construção Democrática – O documento orientador vem sendo construído coletivamente pelas equipes dos NAAPAs das DREs desde janeiro de 2016. A primeira etapa da plenária foi realizada após quatro encontros de elaboração. No dia 27 de abril ocorrerá o sexto encontro, no qual serão analisados os três pontos que ainda estão pendentes.

O documento norteador também traçará diretrizes para o que tange os Processos de Trabalho e Atribuição das Classes Profissionais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS 

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440