Exposição no CEU Parelheiros transforma biblioteca da unidade em aldeia indígena

Áudios, objetos, livros e curtas-metragens compõem o acervo que fica exposto até agosto.

Publicado em: 16/04/2016 11h20 | Atualizado em: 30/11/2020

Exposicao Uma Viagem Ao Guarani_740x430.jpg

A Biblioteca Carolina Maria de Jesus, do Centro Educacional Unificado (CEU) Parelheiros, deu início no dia 12 de abril, à exposição “Auá: Uma Viagem ao Guarani”. A mostra, que fica em cartaz no Espaço Bitita até agosto, tem o objetivo de transformar parte do espaço em uma aldeia indígena e proporcionar a valorização e reflexão das origens do povo brasileiro.

A exposição faz parte do projeto “Maquina do Tempo”, que geralmente promove três mostras temáticas anuais. Segundo Norberto Vieira, coordenador de projetos da biblioteca, a ideia para esta nova mostra surgiu devido à proximidade da região do CEU com as aldeias Tenondé Porã e Krukutu. “Além disso, há a necessidade de abordar as questões sociais, culturais e educativas no espaço da biblioteca”, completou Norberto.

O coordenador diz que o objetivo da exposição é reconstruir e repensar o espaço da biblioteca, transportar os visitantes para uma aldeia e fazer com que eles conheçam a cultura dos povos indígenas. “A intenção é que haja por parte dos visitantes uma reconstrução da identidade na região, o reconhecimento dos ancestrais e a valorização dessas etnias”, explica.

São variados os itens disponíveis na exposição: áudios, curtas-metragens, roupas e objetos característicos de diversas aldeias de Parelheiros e outras regiões do Brasil, além de livros da biblioteca e de colecionadores e instituições que emprestaram seu acervo particular especialmente para compor o acervo desta atividade. “A exposição é importante porque propõe diálogos sobre a temática e faz com que os visitantes reflitam durante toda a exposição”, destaca Norberto Vieira.

Veja algumas imagens da exposição “Auá: Uma Viagem ao Guarani”.

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação