Notícias
Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia
Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças
Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.
A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.
Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.
Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.
Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.
Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
CEU Vila Curuçá abre inscrições para o Curso “Universidade Aberta da Maturidade” para a População 60+
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP anuncia ampliação da parceria com o Centro Paula Souza para oferecer ensino médio integrado ao técnico nos polos das Etecs nos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
SME convoca aprovados nos concursos de ATE e PEI
Secretaria Municipal de Educação
Manual de Normas e Procedimentos da SME segue com consulta aberta para atualização
Secretaria Municipal de Educação
SME fortalece uso de evidências para formulação de políticas educacionais
Secretaria Municipal de Educação
Comunicado
Relacionadas

EMEF promove ações com foco na saúde mental em alusão ao Setembro Amarelo
Publicado em: 19/09/2023 12h58 - em Secretaria Municipal de Educação

4ª homenagem aos Grêmios Estudantis está com inscrições abertas
Publicado em: 19/09/2023 12h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes com deficiência das 13 DREs participam de Festival Paralímpico
Publicado em: 19/09/2023 10h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Capital terá ampliação de oferta do curso normal, antigo magistério, para escolas municipais de ensino médio em tempo integral
Publicado em: 18/09/2023 3h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Folclore é tema da 4ª edição do escape room da EMEF Paulo Duarte
Publicado em: 18/09/2023 3h01 - em Secretaria Municipal de Educação