Notícias

EMEF promove ações com foco na saúde mental em alusão ao Setembro Amarelo

Atividades incluem conversa com psicóloga da UBS do bairro

Publicado em: 19/09/2023 12h58 | Atualizado em: 20/09/2023

Fotografia mostra grupo de estudantes junto com um painel de girassóis posicionados formando um coração.
Nesta sexta-feira (22), a EMEF Olival Costa, da DRE São Mateus, vai promover o evento “Amar Elo Cura” com reflexões sobre o Setembro Amarelo, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, destinada aos estudantes do Ensino Fundamental 2. A programação inclui, intervenções de estudantes, apresentações e conversa com psicóloga da UBS do bairro.

A ação foi proposta pela professora de português Adriana Moraes, que entra em todas as turmas e sempre traz reflexões sobre sentimentos em suas aulas. Adriana também ministra o projeto “Ator, autor e escritor”, no contraturno escolar, e envolveu os estudantes que participam na produção de poemas sobre o tema.

“Essa proposta foi pensada com o nome Amar Elo Cura justamente para indicar que podemos fazer um elo e ajudar outras pessoas. Essas reflexões já são abordadas na escola durante todo o ano e o setembro amarelo traz essas questões de refletir com os estudantes”, disse Alexandra Ap. dos Santos, diretora da EMEF.

Durante os intervalos, estudantes que fazem parte dos projetos de coral e banda estarão tocando instrumentos e cantando músicas de uma play list pré-selecionada, a fim de sensibilizar os demais. Ainda terão intervenções com os participantes do projeto da professora Adriana; segurando uma gaiola repleta de poemas e frases autorias eles estarão fazendo a ação “Liberte palavras”, onde alunos irão escolher um papel e receberão palavras de acolhimento, sensibilização e reflexão.

Fotografia mostra três estudantes. Uma delas está segurando uma gaiola e entregando um papel para a outra. A terceira está ao lado da menina que segura a gaiola observando.

Este dia contará ainda com a participação da Viviani Modesto, psicóloga da UBS do Jardim Sapopemba. Todos os estudantes, do 7º ao 9º ano, serão divididos em 5 grupos e terão uma conversa com ela sobre reflexões sentimentais. O diálogo terá como tema “Cuidados com a mente”, com cerca de 45 minutos de duração.

“É de extrema importância essa conversa. Percebemos os adolescentes cada vez mais necessitados dessas reflexões. Eles estão cada vez mais solitários, mesmo estando no meio de tanta gente. Estão se relacionando cada vez menos pessoalmente e mais virtualmente e isso traz muitas dificuldades. Temos que conversar e achar caminhos para eles voltarem a se relacionar e se abrirem”,  disse a diretora sobre a conversa com a psicóloga.

Essa não será a primeira vez que um profissional da UBS irá até a escola. “Já temos parceria com a UBS do Jardim Sapopemba para outras ações como de saúde bucal. Quando foi levantada essa ação, falamos com a psicóloga e ela topou e agendamos esse momento”, contou Alexandra.

Durante todo o mês de setembro os estudantes estão sendo inseridos em questões sobre este tema. Eles estão confeccionando o mural das gentilezas, com recados escritos; durante os intervalos estão sendo tocadas músicas, de playlist, sobre setembro amarelo; escritas e frases e poemas, entre outras ações.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440