Notícias

Coordenadores participam de formação com foco na prática pedagógica e na melhoria das aprendizagens 

Com encontros mensais, a Formação de Formadores qualifica a prática diária na função de coordenar o trabalho pedagógico desenvolvido por professores e professoras

Publicado em: 04/07/2023 17h05 | Atualizado em: 04/07/2023
Fotografia de momento de formação de Formadores da COPED

Para aprimorar ainda mais o trabalho feito nas unidades educacionais, a Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM), desenvolve um trabalho contínuo de formação com os mais de 1 mil Coordenadores Pedagógicos que atuam com o Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é dar subsídios práticos para que os profissionais possam mediar formações e atuar, juntos aos professores, na melhoria das aprendizagens dos estudantes.

Mensalmente, os profissionais participam nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) de encontros que apontam estratégias para qualificar a prática diária na função de coordenar o trabalho pedagógico desenvolvido por professores e professoras, nas diversas linguagens, com os ciclos de alfabetização, interdisciplinar e autoral nas escolas municipais. 

Para que a formação dê resultados efetivos na prática dos educadores, são utilizadas duas estratégias principais. A primeira, a “Tematização da prática”, na qual os participantes são convidados a analisarem vídeos, registros ou relatos que exponham situações pedagógicas e, na sequência, reflitam sobre os procedimentos observados e proponham eventuais adequações. O segundo tipo de estratégia é a “Dupla conceitualização”, onde os coordenadores vivenciam determinadas práticas e depois refletem sobre as metodologias.

A ideia é que ações da SME ocorram em um movimento exponencial que inicia na formação dos formadores que atuam nas DREs. Nas regiões, os conhecimentos são compartilhados por eles com os coordenadores para atuação direta nas unidades. Já nas escolas, temas como planejamento, práticas pedagógicas, concepções de avaliação, formas de registro e sondagem são discutidos nos momentos de formação em serviço que ocorre nos horários coletivos. A partir daí, coordenadores e professores atuam de maneira mais efetiva na elaboração de estratégias pedagógicas, análise de resultados de avaliações internas e externas com a intenção de ampliar os direitos de aprendizagem dos estudantes. 

Para a formadora da SME Lívia Ledier, “as formações focam em situações práticas para que os coordenadores e coordenadores tenham mais subsídios para mediar as formações e diálogos que acontecem dentro da escola, proponham intervenções e voltem o olhar para o planejamento das ações”. 

Orientadores

Além das formações, a SME trabalha na produção de documentos pedagógicos que possam contribuir para o trabalho do Coordenador Pedagógico. Um exemplo é o Orientações Didáticas do Currículo da Cidade – Coordenação Pedagógica, que oferece subsídios à atuação do coordenador no que diz respeito às suas principais atribuições: a formação contínua da equipe docente e o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mão preenchendo o gabarito de uma prova

FGV divulga locais de aplicação das provas do concurso de professores

Publicado em: 03/01/2023 1h11 - em Secretaria Municipal de Educação

foto de crianças observando quadros no museu afro Brasil

Museus, zoo, times de futebol, Palácio: veja parceiros do programa Recreio nas Férias, da SME

Publicado em: 02/01/2023 5h41 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de mulher negra sentada em uma mesa

Prefeitura anuncia pagamento de bônus aos servidores da rede municipal

Publicado em: 30/12/2022 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação

retrospectiva 2022. Conjunto de imagens com estudantes e professores
professora de educação infantil lê para crianças

SME convoca 550 candidatos aprovados em concursos 

Publicado em: 26/12/2022 5h18 - em Secretaria Municipal de Educação

1 182 183 184 185 186 1.492