Notícias

Coordenadores participam de formação com foco na prática pedagógica e na melhoria das aprendizagens 

Com encontros mensais, a Formação de Formadores qualifica a prática diária na função de coordenar o trabalho pedagógico desenvolvido por professores e professoras

Publicado em: 04/07/2023 17h05 | Atualizado em: 04/07/2023
Fotografia de momento de formação de Formadores da COPED

Para aprimorar ainda mais o trabalho feito nas unidades educacionais, a Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM), desenvolve um trabalho contínuo de formação com os mais de 1 mil Coordenadores Pedagógicos que atuam com o Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é dar subsídios práticos para que os profissionais possam mediar formações e atuar, juntos aos professores, na melhoria das aprendizagens dos estudantes.

Mensalmente, os profissionais participam nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) de encontros que apontam estratégias para qualificar a prática diária na função de coordenar o trabalho pedagógico desenvolvido por professores e professoras, nas diversas linguagens, com os ciclos de alfabetização, interdisciplinar e autoral nas escolas municipais. 

Para que a formação dê resultados efetivos na prática dos educadores, são utilizadas duas estratégias principais. A primeira, a “Tematização da prática”, na qual os participantes são convidados a analisarem vídeos, registros ou relatos que exponham situações pedagógicas e, na sequência, reflitam sobre os procedimentos observados e proponham eventuais adequações. O segundo tipo de estratégia é a “Dupla conceitualização”, onde os coordenadores vivenciam determinadas práticas e depois refletem sobre as metodologias.

A ideia é que ações da SME ocorram em um movimento exponencial que inicia na formação dos formadores que atuam nas DREs. Nas regiões, os conhecimentos são compartilhados por eles com os coordenadores para atuação direta nas unidades. Já nas escolas, temas como planejamento, práticas pedagógicas, concepções de avaliação, formas de registro e sondagem são discutidos nos momentos de formação em serviço que ocorre nos horários coletivos. A partir daí, coordenadores e professores atuam de maneira mais efetiva na elaboração de estratégias pedagógicas, análise de resultados de avaliações internas e externas com a intenção de ampliar os direitos de aprendizagem dos estudantes. 

Para a formadora da SME Lívia Ledier, “as formações focam em situações práticas para que os coordenadores e coordenadores tenham mais subsídios para mediar as formações e diálogos que acontecem dentro da escola, proponham intervenções e voltem o olhar para o planejamento das ações”. 

Orientadores

Além das formações, a SME trabalha na produção de documentos pedagógicos que possam contribuir para o trabalho do Coordenador Pedagógico. Um exemplo é o Orientações Didáticas do Currículo da Cidade – Coordenação Pedagógica, que oferece subsídios à atuação do coordenador no que diz respeito às suas principais atribuições: a formação contínua da equipe docente e o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

banner Cardápio Escola Sustentável (2)

SME e Sociedade Vegetariana Brasileira promovem curso sobre cardápio escolar sustentável

Publicado em: 03/10/2023 3h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Shows do Congresso Municipal Site (1)

SME disponibiliza ingressos para shows de Lenine, Ana Carolina e Diogo Nogueira

Publicado em: 03/10/2023 1h46 - em Secretaria Municipal de Educação

banner do Congresso Municipal Site
Pessoas em um palco onde se-lê 'MOVA EJA 2023'.

Último dia da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP

Publicado em: 29/09/2023 5h54 - em Educação de Jovens e Adultos

Imagem com a bandeira da Itália no canto direito. Ao fundo uma parede em tom amarelo antigo.

Módulo II do curso “Suporte Didático em Língua Italiana” está com inscrições abertas

Publicado em: 29/09/2023 3h38 - em Secretaria Municipal de Educação

1 103 104 105 106 107 1.490