Notícias

Conheça os vencedores do Prêmio “Educador em Destaque”

Em meio a mais de 100 projetos e trabalhos enviados, 12 educadores levaram o prêmio

Publicado em: 18/12/2020 16h35 | Atualizado em: 21/12/2020

Educadores e educadoras que atuam nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino foram homenageados no Prêmio “Educador em Destaque” na última terça-feira (15/12). A iniciativa visa reconhecer trabalhos inovadores e criativos desenvolvidos nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e escolas públicas municipais de São Paulo.

desenho representando uma árvore, com os dizeres Educador em Destaque

Por conta dos protocolos de saúde para a prevenção da Covid-19 a entrega do prêmio ocorreu por meio de transmissão online, pelos canais do Facebook e YouTube da Secretaria Municipal de Educação.

Sobre a premiação

Dentre os 105 projetos e trabalhos que concorreram às premiações, catorze servidores foram homenageados, sendo três servidores na categoria “Apoio Emérito”, três servidores na categoria “Analista Emérito”, três servidores na categoria “Professor Emérito” e cinco servidores na categoria “Professor em Destaque”. 

O Prêmio Educador em Destaque surgiu em 2009, por meio de um Decreto e foi criado com a finalidade de estimular e valorizar o trabalho dos professores, identificando experiências pedagógicas que contribuam para o constante aprimoramento da educação no Município de São Paulo. Em 2019 a premiação passou a homenagear, também, nossos Analistas, que fazem um belíssimo trabalho nos CEUs, e, também, nosso Quadro de Apoio, ressaltando sua importante e fundamental atuação nas Unidades Educacionais.

Confira os vencedores:

PROFESSOR EM DESTAQUE:

1º Colocado: Bruno de Souza Rodrigues Ferreira – EMEF Henrique de Souza Filho, DRE – São Mateus

Projeto: “Gente que faz escola, 30 anos de Henfil: Construindo um documentário sobre a escola”.

Breve descrição do projeto:  A proposta foi a criação de um documentário “30 anos Henfil” que apresenta a narrativa dos diferentes atores que contribuíram na construção da escola ao longo dos seus 30 anos. O projeto ocorreu com a inserção da história local em sala de aula, valorizando o cotidiano dos alunos, da comunidade escolar e do papel da escola no desenvolvimento do bairro.

 

2º Colocado: Lígia Chiavolella Barbosa De Oliveira – EMEI Nelson Mandela, DRE Freguesia Brasilândia

Projeto: “Grupo Lia de Itamaracá: a ciranda de todas as cores”

Breve descrição do projeto: Trouxe novas e potentes referências de mulheres negras de grande relevância para a história e cultura do país. O envolvimento profundo com a biografia da Lia de Itamaracá levou as crianças a se voltarem umas para outras, suas próprias histórias, famílias, traços e singularidades.

 

3º Colocado: Paula de Oliveira Rezende – EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra, DRE Freguesia Brasilândia

Projeto: “Mulheres Incríveis: dez histórias, dez inspirações”

Breve descrição do projeto: Propôs desconstruir, por meio da história de dez mulheres inspiradoras, o papel secundário da mulher pregado por nossa sociedade machista, na tentativa de mudar essa estrutura desigual de tratamento e de oportunidades na escola e no mundo.

 

4º Colocado: Sara Mendes de Siqueira – EMEI Professor Alceu Maynard de Araújo, DRE Ipiranga

Projeto: “Primeiro Acampadentro do Alceu: do fogo nascem os sonhos”

Breve descrição do projeto: Teve a intenção de proporcionar uma experiência marcante para as crianças que estavam se despedindo da Educação Infantil. As crianças dormiram na escola, no “acampadentro”. Foi acesa uma fogueira no Parque de Areia, por isso, “do fogo nasceram os sonhos” que ocuparam o sono das crianças na noite em que dormiram na escola.

 

5º Colocado:Renata Lucia Zanatta – EMEF Paulo Prado, DRE Pirituba Jaraguá

Projeto: “As Múltiplas Vozes Presentes Na EJA”

Breve descrição do projeto: Trabalhou a partir da necessidade de conscientização dos estudantes sobre a importância da participação na campanha de vacinação contra o Sarampo devido ao cenário de surto em 2019. Utilizou o recurso da encenação no formato do programa televisivo “Escolinha do Professor Raimundo” para contextualizar o tema Saúde e quebrar paradigmas, dando voz e visibilidade a esses jovens e adultos que representam grande parte de uma população historicamente silenciada e excluída de alguns de seus direitos básicos de cidadania.

 

PROFESSOR EMÉRITO:

MARIA JOSÉ FORTI, indicada pela DRE Santo Amaro

Breve descrição: É professora aposentada na Secretaria Municipal de Educação. Sua indicação se deu por sua atuação na EMEFM Professor Lineu Prestes, da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro, onde esteve por vinte e oito anos, sendo considerada por todos como uma educadora comprometida com a educação de seus alunos e inspiradora de novas gerações.

 

CRISTOVAM DA SILVA ALVES, indicada pela DRE Guaianases

Breve descrição: Supervisor Escolar aposentado na Secretaria Municipal de Educação, foi indicado por sua atuação na DRE Guaianases como supervisor e também formador. Auxiliou a equipe de supervisores a enxergar seu papel na implantação de políticas públicas e na formação das Unidades Educacionais. É conhecido como “supervisor formador”, pois sempre teve como foco primordial a formação. Criou comunidades de aprendizagem em reuniões setoriais com as Unidades Educacionais, proporcionando inúmeras reflexões que atrelavam teoria e prática.

 

ALINE PATRÍCIA AVELINO FERRAZ, indicada pela DRE São Mateus

Breve descrição: Aline Patrícia Avelino Ferraz, atualmente, professora na Secretaria Municipal de Educação, no CIEJA Profª Marlúcia Gonçalves de Abreu, Diretoria Regional de Educação São Mateus. Sua indicação se deu por sua atuação junto aos alunos do CIEJA no projeto “Múltiplas Inteligências – Oficinas de Saberes”. Este projeto extrapolou para a coletividade, redimensionando o papel da escola, trabalhando temas como: fraternidade, tolerância, convivência, trabalho em equipe e valorização da história de vida.

 

ANALISTA EMÉRITO:

CLAYTON VIEIRA LIRA– Analista de Informações Cultura e Desporto – Educação Física – CEU Azul da Cor do Mar, na Diretoria Regional de Educação de Itaquera

Projeto: “Bravus e Atena, Esporte, Empoderamento e Transformação”

Breve descrição: Sua atuação promove o empoderamento feminino por meio da prática do handebol. Seu projeto desperta o Protagonismo Infanto-Juvenil e busca a unidade na diversidade, na formação do caráter para além das quatro linhas, estabelecendo e impactando suas práticas e rotinas sociais com relevância e responsabilidade.

 

ANDERSON SILVA COELHO– Analista de Informações Cultura e Desporto – Educação Física – CEU Vila Rubi, na Diretoria Regional de Educação da Capela do Socorro

Projeto: “G.A. CEU Vila Rubi”

Breve descrição: Seu projeto busca ao longo dos anos, formar atletas em ginástica artística, capazes de desempenhar essa modalidade com resultados significativos e destaque em competições. Essa proposta encontra-se amparada nos pilares Pais x Professor x Gestão, juntos no desenvolvimento das crianças.

 

ADRIANA MARIA DO ESPÍRITO SANTO XAVIER– Analista de Informações Cultura e Desporto – Bibliotecária – CEU Alvarenga, na Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro

Projeto: “Pequenos Leitores”

Breve descrição: promove a mediação de leitura e o encontro entre o livro e o leitor. Foi indicada pelo projeto “Pequenos Leitores”, que tem por objetivo integrar o Núcleo Cultural, o CEI e a EMEF num momento de aprendizado e desenvolvimento das crianças, contribuindo nessa fase inicial com o mundo letrado. No projeto, os alunos da EMEF contam histórias para os alunos do CEI, tendo a analista como mediadora desse aprendizado.

 

APOIO EMÉRITO:

SUSANA MARIA DE MEDEIROS– Auxiliar Técnico de Educação – CEI Vila Missionária, na Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro.

Breve descrição: Sua indicação se deu pelo trabalho com o projeto do Boletim Informativo CEI Vila Missionária, onde atua. Trata-se de um jornal em formato digital e também impresso em que todos da comunidade escolar participam, sejam as crianças com seus protagonismos, suas falas e desejos, seja a comunidade escolar com opiniões e avaliações. Ele não tem um fim em si mesmo e serve aos projetos e ao cotidiano da unidade escolar, tendo ímpeto pedagógico e iniciativa em todas as suas ações.

 

RAFAEL DOMINGUES PASTOR SILVA– Auxiliar Técnico de Educação – EMEI Odiléia Botta de Matos, na Diretoria Regional de Educação da Capela do Socorro.

Breve descrição: Sua indicação se deu por atuar para além de suas funções como ATE de secretaria, tendo um trabalho efetivo e significativo com as crianças, por meio da linguagem teatral, mais especificamente com o projeto “O Grande Rabanete” de Tatiana Belinky, que, por meio da leitura diária em diferentes possibilidades de vivências, estimulou as crianças à brincar e recontar a narrativa, transformando esse momento na base deste projeto.

 

DANIELA FIUSA DE PAULA FERNANDES– Auxiliar Técnico de Educação – CEI Vereador Roberto Gomes Pedrosa, na Diretoria Regional de Educação São Mateus

Breve descrição: Sua indicação se deu por desenvolver com excelência suas ações, principalmente no processo de reativação e revitalização do Parque Sonoro do Centro de Educação Infantil Vereador Roberto Gomes Pedrosa, na Diretoria Regional de Educação São Mateus, onde atua. A ação envolveu todos da escola numa pesquisa de instrumentos e desenvolvimento do parque sonoro, adequado à faixa etária das crianças do CEI.

Assista a íntegra da cerimônia de entrega do Prêmio Educador em Destaque 2020

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

UAB abre inscrições para curso de Pedagogia

UAB abre inscrições para curso de Pedagogia

Publicado em: 28/05/2015 10h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Seleção de Tutor Presencial – Licenciatura em Matemática - IFTM/UAB
Polos da UAB nos CEUS receberão Curso Graduação em Pedagogia

Polos da UAB nos CEUS receberão Curso Graduação em Pedagogia

Publicado em: 07/05/2015 12h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Primeira formatura da Universidade Aberta do Brasil em São Paulo

Primeira formatura da Universidade Aberta do Brasil em São Paulo

Publicado em: 13/03/2015 2h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Vagas remanescentes dos cursos de Licenciatura e Engenharia – UNIVESP/UAB
1 1.472 1.473 1.474 1.475 1.476 1.479