Notícias
Conheça os cursos promovidos pelo NAAPA no 2º semestre de 2015
Atividades acontecem nas 13 Diretorias Regionais de Educação
Publicado em: 16/10/2015 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020PROBLEMAS NA/DA ESCOLARIZAÇÃO – UMA LEITURA A PARTIR DA SAÚDE MENTAL INFANTO JUVENIL
Promover a formação continuada dos professores de Educação Infantil e Fundamental I e do Ensino Fundamental II e Médio, de modo a fortalecer a sua atuação docente para a promoção de processos ensino-aprendizagem que permitam o desenvolvimento de todxs xs educandxs, consideradas suas especificidades, seus diferentes estilos cognitivos, seus ritmos, bem como seus contextos de vida.
Objetivos Específicos
- Refletir sobre a instituição escolar na atualidade e a produção das doenças do não aprender;
- Promover reflexão sobre fundamentos e conceitos relacionados à Saúde e à Saúde Mental, em sua interface com a Educação;
- Apresentar elementos históricos a respeito do sofrimento psíquico, principalmente em crianças e adolescentes, discutir os conceitos atuais relativos a transtornos mentais, bem como as formas de atenção estabelecidas na atual política de saúde mental; assim, espera-se, tanto problematizar os diagnósticos de transtorno mental na infância e adolescência, quanto oferecer possibilidades para o trabalho educacional e pedagógico junto a essa população;
- Propiciar discussões sobre processos de aquisição da linguagem, problematizando os diagnósticos de transtornos da aprendizagem e propondo chaves de leitura dos fenômenos da aprendizagem que permitam o trabalho com estudantes que apresentam diferentes contextos de vida, experiências culturais, repertórios linguísticos e estilos cognitivos.
- Promover a discussão sobre transtornos do comportamento, considerando os conceitos de normalidade, ajustamento e desenvolvimento humano, de modo a incentivar a criação de contextos escolares e situações de aprendizagem que se organizem a partir do respeito às diferenças humanas, inclusive, utilizando-as como elemento enriquecedor do processo educacional e pedagógico;
CONTEÚDOS
Aula 1
- Saúde e de saúde mental infanto-juvenil;
- Prevenção, tratamento e promoção de saúde;
- Medicalização e patologização da educação;
- Sofrimento psíquico, transtornos mentais e suas implicações para o processo ensino-aprendizagem.
Aula 2
- Escola, aprendizagem e convivência, a partir de uma leitura das diferenças humanas como constitutivas de um projeto educacional emancipador;
- Medicalização, patologização e judicialização da educação;
- Desenvolvimento humano, aspectos comunicacionais presentes em comportamentos e atitudes de estudantes.
Aula 3
- Escola, aprendizagem e convivência, a partir de uma leitura das diferenças humanas como constitutivas de um projeto educacional emancipador;
- Medicalização e patologização da educação;
- Processos de aprendizagem, transtornos de aprendizagem, superação da lógica da diferença como expressão de patologia.
CRONOGRAMA
DRE |
Local |
AULA 1 |
AULA 2 |
AULA 3 |
|||
BUTANTA |
Sala 2 DRE BUT |
08/10 13h30 – 17h30 |
Flávia Blikstein |
22/10 13h30 – 17h30 |
Gabriela Gramkow |
29/10 13h30 – 17h30 |
Juliana Garrido |
CAMPO LIMPO |
DRE CL |
21/9 8h – 12h |
Cassia G Pereira |
28/9 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
06/10 8h – 12h |
Juliana Garrido |
CAPELA |
CEU Cidade Dutra |
09/11 14h – 18h |
Gabriela Gramkow |
16/11 14h – 18h |
Flávia Blikstein |
23/11 14h-18h |
Juliana Garrido |
FREGUESIA |
DRE FO |
03/10 8h – 12h |
Cassia G Pereira |
10/10 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
17/10 8h – 12h |
Juliana Garrido |
GUAIANASES |
Auditório DRE Guaianases |
09/10 8h – 12h |
Cassia G Pereira |
20/10 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
27/10 8h – 12h |
Juliana Garrido |
IPIRANGA |
Sala UAB – 3ª. CEU Heliópolis |
24/10 8h – 12h |
Flávia Blikstein |
07/11 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
14/11 8h – 12h |
Juliana Garrido |
ITAQUERA |
Cefor |
05/10 14h – 18h |
Cassia G Pereira |
14/10 14h – 18h |
Gabriela Gramkow |
19/10 14h – 18h |
Juliana Garrido |
JAÇANÃ |
DOT – P Av. Ataliba |
24/9 18h45 – 22h45 |
Gabriela Gramkow |
28/9 18h45 – 22h45 |
Flávia Blikstein |
01/10 18h45-22h45 |
Juliana Garrido |
PENHA |
DRE Penha |
07/10 18h45 – 22h45 |
Cassia G Pereira |
14/10 18h45 – 22h45 |
Gabriela Gramkow |
21/10 18h45 – 22h45 |
Juliana Garrido |
PIRITUBA |
Sala UAB CEU Perus |
09/11 18h45 – 22h45 |
Cassia G Pereira |
16/11 18h45 – 22h45 |
Gabriela Gramkow |
23/11 18h45 – 22h45 |
Juliana Garrido |
SANTO AMARO |
EMEF Bernardo O`Higgins |
10/11 8h – 12h |
Flávia Blikstein |
12/11 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
17/11 8h – 12h |
Juliana Garrido |
SÃO MATEUS |
DRE São Mateus |
07/10 18h45 – 22h45 |
Flávia Blikstein |
08/10 18h45 – 22h45 |
Gabriela Gramkow |
09/10 18h45 – 22h45 |
Juliana Garrido |
SÃO MIGUEL |
Cefor (sala 2) Subprefeitura de São Miguel |
04/11 19h – 23h |
Flávia Blikstein |
05/11 19h – 23h |
Gabriela Gramkow |
06/11 19h – 23h |
Juliana Garrido |
Área promotora: SME / Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem / NAAPA e Fundação de Apoio à faculdade de Educação da USP
APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA – ALÉM DO DIAGNÓSTICO DE DISLEXIA
Formação aos educadores, tendo como foco a discussão da problemática, a partir de estudos científicos do diagnóstico de dislexia, o enfrentamento das dificuldades de leitura e escrita dos educandos e estratégias de Práticas Pedagógicas na Área da Linguagem. O conteúdo esta articulado ao Programa Mais Educação.
Conteúdos:
• Dislexia do diagnóstico à diagnóstica;
• Processo e estratégias pedagógicas para apropriação da leitura e escrita;
• Linguagem como um trabalho coletivo, social e histórico;
• Linguagem como atividade constitutiva de recursos expressivos das línguas e de regras de utilização desses recursos em situações de uso e fatos próprios do processo de apropriação da escrita (uso indevido de letras, segmentação não convencional de vocábulos, escrita pautada na transcrição fonética, trocas ortográficas…);
• Investigação linguístico-discursiva;
• Constituição dos sistemas linguísticos e processo dialético;
• Análise de situações didáticas;
• Situações de aprendizagem onde a leitura e a escrita são potencializadas e
• Desmedicalização e despatologização da vida
Área promotora: SME / Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem / NAAPA e Associação Palavra Criativa
Clique aqui para ver o cronograma do curso.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Finalistas do Concurso “Cozinhas & Infâncias” são anunciados
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrições para contratações temporárias para atuar na próxima edição do Recreio nas Férias
Secretaria Municipal de Educação
CEUs recebem experiência itinerante com cinema e videogames
Secretaria Municipal de Educação
Medalhistas olímpicos participam de vivência no CEU Parque Bristol
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Fundamental organiza vivências com escola japonesa de Osaka
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o curso de extensão “Arquivo, História e Memória"
Relacionadas
Lançamento do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem da DRE Campo Limpo
Publicado em: 09/10/2015 4h12 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
SME lança os Núcleos de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPAs)
Publicado em: 09/10/2015 4h12 - em Secretaria Municipal de Educação
NAAPAs são implantados na Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 09/10/2015 4h12 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Curso Aprendizagem da leitura e escrita: além do diagnóstico de dislexia
Publicado em: 09/10/2015 4h02 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Concursos de Remoção 2015 – Vagas Iniciais e Potenciais
Publicado em: 09/10/2015 12h28 - em Secretaria Municipal de Educação