Notícias
Conheça o segundo caderno da Série Diálogos com o NAAPA
Material traz contribuições sobre a construção do trabalho coletivo na escola
Publicado em: 23/04/2021 7h09 | Atualizado em: 26/04/2021
Neste mês, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), lançou a Série Diálogos com o NAAPA. Hoje, divulgamos o segundo volume A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições. O material faz parte da coleção de cinco volumes que abordam múltiplos temas relacionados ao contexto educacional e ao período da pandemia.
O segundo caderno está voltado à construção do trabalho coletivo na escola, apontando para as características inerentes a esta formação, bem como da sua dinâmica em constante processo. Para tanto, refletir acerca desta organização demanda a audição de todas as vozes que compõem o espaço formativo da escola na busca de objetivos comuns.
Considerando este difícil tempo da pandemia, momento em que os encontros se dão de forma híbrida, o coletivo da escola ocupa um papel central na discussão e nos encaminhamentos do projeto político pedagógico da unidade educacional, como também na articulação de práticas transformadoras, uma vez que os desdobramentos originados pela pandemia impactam, de maneira acentuada, a vida de muitos educadores e estudantes.
No tempo marcado por tantas incertezas, o trabalho conjunto pode auxiliar na redescoberta do espaço educacional e na busca de um projeto comum, ações indispensáveis na proposição de estratégias que garantam o acesso, a permanência, aprendizagens e desenvolvimento aos bebês, crianças e adolescentes.
Acesse o Volume 2 – A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições
Série Diálogos com o NAAPA
A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.
Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar. Os cadernos possuem um formato curto, disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa.
Toda semana um novo volume será divulgado no Portal SME e estará disponível online para leitura e download. Em breve, acompanhe as próximas publicações:
Volume 3
Vulnerabilidade e Educação
Volume 4
Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte
Volume 5
Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME é destaque em edital de boas práticas do Programa +Iguais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Secretaria Municipal de Educação
EMEFs Olegário Mariano e José Amadei promovem aprendizagens com construção de carrinhos de rolimã
Educomunicação
Chegou a 8ª Edição da Revista Imprensa Jovem em parceria com a Metodista
Relacionadas
SGM oferece curso de capacitação para profissionais da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 06/12/2024 4h40 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal de Educação de São Paulo acompanham os bastidores do Moto1000GP no Autódromo de Interlagos
Publicado em: 06/12/2024 4h31 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto “Estrelas Literárias” na EMEF Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho transforma estudantes em autores
Publicado em: 06/12/2024 3h35 - em Secretaria Municipal de Educação
Grêmio Estudantil da EMEF Tereza Setuko Koshimae Hatori organiza campanha para ajudar animais abandonados
Publicado em: 05/12/2024 3h45 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da EMEF Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho desenvolvem projeto de grafite nos muros da escola com temas dos ODS
Publicado em: 05/12/2024 3h27 - em Secretaria Municipal de Educação