Notícias
Conheça o segundo caderno da Série Diálogos com o NAAPA
Material traz contribuições sobre a construção do trabalho coletivo na escola
Publicado em: 23/04/2021 7h09 | Atualizado em: 26/04/2021

Neste mês, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), lançou a Série Diálogos com o NAAPA. Hoje, divulgamos o segundo volume A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições. O material faz parte da coleção de cinco volumes que abordam múltiplos temas relacionados ao contexto educacional e ao período da pandemia.
O segundo caderno está voltado à construção do trabalho coletivo na escola, apontando para as características inerentes a esta formação, bem como da sua dinâmica em constante processo. Para tanto, refletir acerca desta organização demanda a audição de todas as vozes que compõem o espaço formativo da escola na busca de objetivos comuns.
Considerando este difícil tempo da pandemia, momento em que os encontros se dão de forma híbrida, o coletivo da escola ocupa um papel central na discussão e nos encaminhamentos do projeto político pedagógico da unidade educacional, como também na articulação de práticas transformadoras, uma vez que os desdobramentos originados pela pandemia impactam, de maneira acentuada, a vida de muitos educadores e estudantes.
No tempo marcado por tantas incertezas, o trabalho conjunto pode auxiliar na redescoberta do espaço educacional e na busca de um projeto comum, ações indispensáveis na proposição de estratégias que garantam o acesso, a permanência, aprendizagens e desenvolvimento aos bebês, crianças e adolescentes.
Acesse o Volume 2 – A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições
Série Diálogos com o NAAPA
A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.
Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar. Os cadernos possuem um formato curto, disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa.
Toda semana um novo volume será divulgado no Portal SME e estará disponível online para leitura e download. Em breve, acompanhe as próximas publicações:
Volume 3
Vulnerabilidade e Educação
Volume 4
Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte
Volume 5
Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
CEU EMEF Paraisópolis encerra semana especial cultural com desfile à fantasia e muita música
Secretaria Municipal de Educação
Março Mulher 2025 destaca o papel do Esporte Educacional na garantia das aprendizagens das meninas
Secretaria Municipal de Educação
CEUs de São Paulo terão programação especial durante o feriado de Carnaval
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação lança os Guias de Potenciais Educativos dos Territórios em Parceria com Itaú Social
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo inaugura 13ª bebeteca da cidade no CEU Tiquatira
Gestão Democrática
Eleições para Grêmios Estudantis 2025: Escolas municipais iniciam processo eleitoral
Relacionadas

Como as Unidades Educacionais avaliam o DAE?
Publicado em: 02/12/2015 12h25 - em Alimentação Escolar

Curso Ciclo de Alfabetização: Olhar para os Sujeitos da Aprendizagem
Publicado em: 01/12/2015 4h30 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

DAE participa do Encontro Nacional das Cidades Educadoras de 2015
Publicado em: 01/12/2015 11h47 - em Alimentação Escolar

Oficinas de arte simultânea na EMEI Alfredo Volpi
Publicado em: 01/12/2015 11h24 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Calendário 2016 para CEIs indiretas e conveniadas
Publicado em: 01/12/2015 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação