Notícias

Conheça o segundo caderno da Série Diálogos com o NAAPA

Material traz contribuições sobre a construção do trabalho coletivo na escola

Publicado em: 23/04/2021 7h09 | Atualizado em: 26/04/2021

 

Imagem traz o texto: Diálogos com o NAAPA - A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições

Neste mês, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), lançou a Série Diálogos com o NAAPA. Hoje, divulgamos o segundo volume A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições. O material faz parte da coleção de cinco volumes que abordam múltiplos temas relacionados ao contexto educacional e ao período da pandemia.

O segundo caderno está voltado à construção do trabalho coletivo na escola, apontando para as características inerentes a esta formação, bem como da sua dinâmica em constante processo. Para tanto, refletir acerca desta organização demanda a audição de todas as vozes que compõem o espaço formativo da escola na busca de objetivos comuns.

Considerando este difícil tempo da pandemia, momento em que os encontros se dão de forma híbrida, o coletivo da escola ocupa um papel central na discussão e nos encaminhamentos do projeto político pedagógico da unidade educacional, como também na articulação de práticas transformadoras, uma vez que os desdobramentos originados pela pandemia impactam, de maneira acentuada, a vida de muitos educadores e estudantes.

No tempo marcado por tantas incertezas, o trabalho conjunto pode auxiliar na redescoberta do espaço educacional e na busca de um projeto comum, ações indispensáveis na proposição de estratégias que garantam o acesso, a permanência, aprendizagens e desenvolvimento aos bebês, crianças e adolescentes.

Acesse o Volume 2 – A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições

Série Diálogos com o NAAPA

A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.

Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar. Os cadernos possuem um formato curto, disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa.

Toda semana um novo volume será divulgado no Portal SME e estará disponível online para leitura e download. Em breve, acompanhe as próximas publicações:

Volume 3

Vulnerabilidade e Educação

Volume 4

Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte

Volume 5

Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Aperfeiçoamento em Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas

Aperfeiçoamento em Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas

Publicado em: 15/01/2015 4h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Programa Mais Educação São Paulo

Programa Mais Educação São Paulo

Publicado em: 12/01/2015 3h59 - em Educadores

Vagas remanescentes dos cursos de Licenciatura e Engenharia – UNIVESP/UAB
Inscrições abertas para a função de Secretário Acadêmico/UAB

Inscrições abertas para a função de Secretário Acadêmico/UAB

Publicado em: 14/11/2014 12h24 - em CEU e COCEU

Coordenadores de polos da UAB participam de congresso na UFOP

Coordenadores de polos da UAB participam de congresso na UFOP

Publicado em: 12/11/2014 1h37 - em CEU e COCEU