Notícias

Conheça a trajetória da preparação para a missão do Senegal

Foram cinco encontros para conhecer a cultura e história da África e se preparar para a viagem

Publicado em: 04/07/2016 13h05 | Atualizado em: 30/11/2020

foto_07_740_X_430.jpg

Educadoras e merendeiras da Rede Municipal de Ensino acompanharam uma missão técnica do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) em Dakar, capital do Senegal. A viagem foi resultado do prêmio recebido pelo primeiro lugar no “Prêmio Educação Além do Prato”.

A missão aconteceu entre os dias 8 e 12 de junho e trouxe a oportunidade de trocar experiências sobre o Programa de Alimentação Escolar desenvolvido na cidade de São Paulo com representantes de Ministérios da Educação de 27 países africanos.

Conheça a trajetória percorrida até a viagem.

foto_01_740_X_430.jpg

Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência Contra a Fome (PMA/ONU) e sua assistente Mariana Rocha (PMA/ONU) se reuniram com a equipe do DAE para alinhar os primeiros preparativos para a missão. Na foto com Erika Fischer, diretora do DAE, participando das comemorações do Ano Novo chinês. DAE, Fevereiro/2015.

foto_02_740_X_430.jpg

O primeiro encontro preparatório dos participantes das Missões Senegal e Brasil contou com a presença das cogestoras Marcia Belloto (DRE Capela do Socorro), Maira Vilela (DRE Penha) e Rosineide Oliveira (DRE São Mateus), representantes da SMRIF – Anita Stefani e Rafael Pinheiro – e de membros do DAE. Auditório da SMPIR, Março/2015.

foto_04_740_X_430.jpg

Educadores especialistas em cultura africana da SME – Salloma e Ramatis, de DOT Núcleo Étnicoracial e Wellington, de DOT Sala de Leitura – compartilharam expertise e presentearam as unidades com livros pedagógicos sobre o assunto. A jornalista Maria Nilda Rodrigues também deu sua contribuição nos preparativos e realização dos encontros. DAE, Março/2015.

foto_03_740_X_430.jpg

Neide Almeida (entre Laura Rahal e Agnes Hanashiro do DAE), coordenadora do núcleo de educação do Museu Afro Brasil, recebeu os representantes das Unidades Educacionais no segundo encontro preparatório. Após a visita monitorada pelos profissionais do museu, Wellington e Ramatis discorreram sobre aspectos históricos e socioculturais da África. André Luzzi (imagem à direita), pesquisador e conselheiro do COMUSAN-SP, deu sequência incluindo questionamentos sobre segurança alimentar e nutricional na África. Museu Afro Brasil, Março/2015.

foto_06_740_X_430.jpg

As participantes das missões apresentaram seus projetos para avaliação das representantes do Centro de Excelência contra a Fome (PMA/ONU) – Mariana Rocha e Christiani Buani – que vieram conhecer o grupo e passar orientações mais precisas sobre as missões. O encontro teve participação da Anita (SMRIF), cogestora Márcia Belloto (DRE Capela do Socorro) e representantes do DAE. BIBLIASPA – Centro de Pesquisa e de Cultura Dedicado a Temas Árabes, Africanos e Sul-Americanos, Abril/2015.

foto_07_740_X_430.jpg

No encontro preparatório final da missão ao Senegal, as participantes apresentaram os projetos de suas U.Es – CEI Penha Bom Jesus (DRE Penha) e EMEI Recanto Campo Belo (DRE Capela do Socorro) – traduzidos para francês pela SMRIF, para avaliação rigorosa dos presentes: Rafael Pinheiro (SMRIF), cogestoras Maira (DRE Penha) e Márcia Belloto (DRE Capela do Socorro), e Andrea Wang e Agnes Hanashiro do DAE. O destaque ficou por conta do senegalês Massar Sarr que colaborou na avaliação. SMPIR, Maio/2015.

foto_08_740_X_430.jpg

A despedida do grupo ocorreu degustando pratos típicos do Senegal, na companhia do Massar que compartilhou informações sobre a cultura e atrações culturais de seu país. Destacou a alegria e hospitalidade dos senegaleses e contagiou a todos com seu bom humor. Restaurante Biyou´z, Maio/2015.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300