Notícias

Comunidade do CEU Aricanduva participa de workshop de caligrafia japonesa

Ação foi desenvolvida em parceria com o Consulado do Japão

Publicado em: 16/12/2021 16h29 | Atualizado em: 16/12/2021

Criança fazendo caligrafia japonesaEstudantes e comunidade do Centro Educacional Unificado Aricanduva participaram, na última terça-feira (14), de um Workshop de Caligrafia Japonesa – Shodô. A ação foi promovida por meio de uma parceria da Divisão dos CEUs da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera com o Consulado do Japão.

Shodô é a arte da caligrafia japonesa que reproduz o caminho da tinta sobre o papel japonês, o washi. No Workshop de Caligrafia Japonesa, foi feito uma breve explicação sobre a caligrafia shodô e uma apresentação do passo-a-passo de como escrever com o pincel. Na ocasião, foi utilizada uma lousa mágica que funciona com pincel e água.

Cada participante experimentou um pouco a caligrafia japonesa com o pincel, tinta e papéis. Foi explicado que as cerdas do pincel desenham traços e pontos em diferentes densidades, de acordo com a força aplicada pelas mãos do artista. 

A ação faz parte da programação dos CEUs para o mês de dezembro que tem como um dos eixos temáticos “Dezembro Imigrante”. A organização é feita pela Divisão de Cultura (DIAC) da Coordenadoria dos CEUs (COCEU)

Confira a galeria fotos do Workshop de Caligrafia Japonesa – Shodô:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Semana Literária

IV Semana de Literatura no CEU Cantos do Amanhecer começa nesta terça-feira

Publicado em: 30/08/2022 2h34 - em Secretaria Municipal de Educação

SME promove a 3ª Edição dos Seminários Regionais das Comissões de Mediação de Conflitos

SME promove a 3ª Edição dos Seminários Regionais das Comissões de Mediação de Conflitos

Publicado em: 30/08/2022 1h13 - em Educação em Direitos Humanos

Professor Escrevendo Na Lousa
Esgrima 1
Seminário Novo Ensino Médio em Diálogos: desafios, problematizações e proposições - 6 de setembro de 2022

SME promove seminário sobre Novo Ensino Médio

Publicado em: 29/08/2022 5h45 - em Secretaria Municipal de Educação

1 222 223 224 225 226 1.498