Notícias

Comunidade do CEU Aricanduva participa de workshop de caligrafia japonesa

Ação foi desenvolvida em parceria com o Consulado do Japão

Publicado em: 16/12/2021 16h29 | Atualizado em: 16/12/2021

Criança fazendo caligrafia japonesaEstudantes e comunidade do Centro Educacional Unificado Aricanduva participaram, na última terça-feira (14), de um Workshop de Caligrafia Japonesa – Shodô. A ação foi promovida por meio de uma parceria da Divisão dos CEUs da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera com o Consulado do Japão.

Shodô é a arte da caligrafia japonesa que reproduz o caminho da tinta sobre o papel japonês, o washi. No Workshop de Caligrafia Japonesa, foi feito uma breve explicação sobre a caligrafia shodô e uma apresentação do passo-a-passo de como escrever com o pincel. Na ocasião, foi utilizada uma lousa mágica que funciona com pincel e água.

Cada participante experimentou um pouco a caligrafia japonesa com o pincel, tinta e papéis. Foi explicado que as cerdas do pincel desenham traços e pontos em diferentes densidades, de acordo com a força aplicada pelas mãos do artista. 

A ação faz parte da programação dos CEUs para o mês de dezembro que tem como um dos eixos temáticos “Dezembro Imigrante”. A organização é feita pela Divisão de Cultura (DIAC) da Coordenadoria dos CEUs (COCEU)

Confira a galeria fotos do Workshop de Caligrafia Japonesa – Shodô:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Equipes dos NAAPAs se reúnem para II Ciclo de Debates

Equipes dos NAAPAs se reúnem para II Ciclo de Debates

Publicado em: 20/07/2016 2h13 - em NAAPA

CEI Maria Cursi visita o Museu de Arte de São Paulo

CEI Maria Cursi visita o Museu de Arte de São Paulo

Publicado em: 20/07/2016 2h12 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Metodologia Científica e Filosofia da Ciência - Extensões/UFABC

Metodologia Científica e Filosofia da Ciência – Extensões/UFABC

Publicado em: 20/07/2016 2h10 - em CEU e COCEU

DRE Capela realiza aula inaugural de curso voltado para Gestores das Unidades Educacionais
c

c

Publicado em: 20/07/2016 2h09 - em Avaliação

1 1.239 1.240 1.241 1.242 1.243 1.541