Notícias

Chegou o terceiro caderno da Série Diálogos com o NAAPA

Acesse publicação disponível virtualmente em nosso site

Publicado em: 30/04/2021 7h24 | Atualizado em: 16/07/2021
Imagem traz o texto: Diálogos com o NAAPA - Vulnerabilidade e Educação

A Série Diálogos com o NAAPA é um material desenvolvido pelo Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O volume 3 Vulnerabilidade e Educação faz parte da coleção de cinco cadernos que abordam múltiplos temas relacionados ao contexto educacional e ao período da pandemia.

O objetivo da publicação Vulnerabilidade e Educação é refletir acerca da vulnerabilidade presente na vida de bebês, crianças e adolescentes para além do entendimento frequentemente associado à condição socioeconômica. O material propõe a compreensão a partir de outras perspectivas, como uma condicionante de forte impacto no aprendizado e desenvolvimento de crianças e adolescentes.

A realidade marcada por múltiplas carências, violação de direitos, doenças crônicas e dificuldades de aprendizagem são condições explícitas de vulnerabilidades. A cada dia um novo desafio se impõe ao olhar atento de educadores e de gestores. Por isso, refletir sobre esse tema, em tempos de pandemia, é ainda mais necessário, tamanho o problema gerado pelo distanciamento do espaço físico educacional, acentuando os desafios enfrentados por muitos estudantes.

Deste modo, o volume pretende estabelecer espaços de escuta e acolhimento na busca de estratégias para o enfrentamento de situações e de contextos que fragilizam e marcam crianças e adolescentes no espaço educacional. E também exercitar a percepção do olhar no alcance e no reconhecimento de vulnerabilidades.

Acesse o Volume 3 – Vulnerabilidade e Educação

Série Diálogos com o NAAPA

A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.

Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar. Os cadernos possuem um formato curto, disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa.

Toda semana um novo volume será divulgado no Portal SME e estará disponível online para leitura e download. Acompanhe as próximas publicações:

Volume 4

Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte

Volume 5

Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Dois Centros de Educação Infantil são inaugurados na zona norte

Dois Centros de Educação Infantil são inaugurados na zona norte

Publicado em: 13/04/2016 8h46 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Região de São Mateus recebe duas Unidades Educacionais

Região de São Mateus recebe duas Unidades Educacionais

Publicado em: 12/04/2016 5h15 - em Alimentação Escolar

SME oferece curso “Lições elementares de iniciação ao xadrez”

SME oferece curso “Lições elementares de iniciação ao xadrez”

Publicado em: 12/04/2016 3h29 - em Programas e Projetos

Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria - Módulo II

Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria – Módulo II

Publicado em: 12/04/2016 3h12 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

DRE Butantã oferece curso “A Consolidação dos Direitos de Aprendizagem no Ciclo de Alfabetização”

DRE Butantã oferece curso “A Consolidação dos Direitos de Aprendizagem no Ciclo de Alfabetização”

Publicado em: 12/04/2016 10h32 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 1.359 1.360 1.361 1.362 1.363 1.542