Notícias
Chegou o terceiro caderno da Série Diálogos com o NAAPA
Acesse publicação disponível virtualmente em nosso site
Publicado em: 30/04/2021 7h24 | Atualizado em: 16/07/2021
A Série Diálogos com o NAAPA é um material desenvolvido pelo Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O volume 3 Vulnerabilidade e Educação faz parte da coleção de cinco cadernos que abordam múltiplos temas relacionados ao contexto educacional e ao período da pandemia.
O objetivo da publicação Vulnerabilidade e Educação é refletir acerca da vulnerabilidade presente na vida de bebês, crianças e adolescentes para além do entendimento frequentemente associado à condição socioeconômica. O material propõe a compreensão a partir de outras perspectivas, como uma condicionante de forte impacto no aprendizado e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
A realidade marcada por múltiplas carências, violação de direitos, doenças crônicas e dificuldades de aprendizagem são condições explícitas de vulnerabilidades. A cada dia um novo desafio se impõe ao olhar atento de educadores e de gestores. Por isso, refletir sobre esse tema, em tempos de pandemia, é ainda mais necessário, tamanho o problema gerado pelo distanciamento do espaço físico educacional, acentuando os desafios enfrentados por muitos estudantes.
Deste modo, o volume pretende estabelecer espaços de escuta e acolhimento na busca de estratégias para o enfrentamento de situações e de contextos que fragilizam e marcam crianças e adolescentes no espaço educacional. E também exercitar a percepção do olhar no alcance e no reconhecimento de vulnerabilidades.
Acesse o Volume 3 – Vulnerabilidade e Educação
Série Diálogos com o NAAPA
A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.
Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar. Os cadernos possuem um formato curto, disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa.
Toda semana um novo volume será divulgado no Portal SME e estará disponível online para leitura e download. Acompanhe as próximas publicações:
Volume 4
Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte
Volume 5
Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Miguel
DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal participam de esquenta da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
SME inicia planejamento estratégico para o Programa de Integridade e Boas Práticas 2025
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove giro nas DREs para apresentar o Programa Juntos pela Aprendizagem (JA)
Diretoria Regional de Educação Butantã
Prefeitura de SP oferece 177 vagas para cursinho pré-vestibulinho gratuito
Secretaria Municipal de Educação
Valorização e reconhecimento marcam o Dia da Cozinheira nas unidades educacionais da Rede Municipal
Relacionadas

Pensando a Tecnologia Assistiva na prática pedagógica
Publicado em: 05/04/2016 12h30 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA)
Publicado em: 05/04/2016 10h02 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Portas Abertas para a Inclusão
Publicado em: 04/04/2016 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Dialogando com os gestores na educação infantil e no ciclo de alfabetização
Publicado em: 04/04/2016 3h52 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Seminário de Lançamento do Projeto Arca de Ébano
Publicado em: 04/04/2016 3h51 - em CEU e COCEU