Notícias
Chegou o terceiro caderno da Série Diálogos com o NAAPA
Acesse publicação disponível virtualmente em nosso site
Publicado em: 30/04/2021 7h24 | Atualizado em: 16/07/2021
A Série Diálogos com o NAAPA é um material desenvolvido pelo Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O volume 3 Vulnerabilidade e Educação faz parte da coleção de cinco cadernos que abordam múltiplos temas relacionados ao contexto educacional e ao período da pandemia.
O objetivo da publicação Vulnerabilidade e Educação é refletir acerca da vulnerabilidade presente na vida de bebês, crianças e adolescentes para além do entendimento frequentemente associado à condição socioeconômica. O material propõe a compreensão a partir de outras perspectivas, como uma condicionante de forte impacto no aprendizado e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
A realidade marcada por múltiplas carências, violação de direitos, doenças crônicas e dificuldades de aprendizagem são condições explícitas de vulnerabilidades. A cada dia um novo desafio se impõe ao olhar atento de educadores e de gestores. Por isso, refletir sobre esse tema, em tempos de pandemia, é ainda mais necessário, tamanho o problema gerado pelo distanciamento do espaço físico educacional, acentuando os desafios enfrentados por muitos estudantes.
Deste modo, o volume pretende estabelecer espaços de escuta e acolhimento na busca de estratégias para o enfrentamento de situações e de contextos que fragilizam e marcam crianças e adolescentes no espaço educacional. E também exercitar a percepção do olhar no alcance e no reconhecimento de vulnerabilidades.
Acesse o Volume 3 – Vulnerabilidade e Educação
Série Diálogos com o NAAPA
A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.
Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar. Os cadernos possuem um formato curto, disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa.
Toda semana um novo volume será divulgado no Portal SME e estará disponível online para leitura e download. Acompanhe as próximas publicações:
Volume 4
Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte
Volume 5
Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Chá Literário da EMEI Olandya Peres Ribeiro une leitura e culinária em experiência especial
Secretaria Municipal de Educação
Curso que aborda interculturalidade e migrações na Rede Municipal está com inscrições abertas
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Arte e Sustentabilidade se Encontram na EMEF Milton Pereira Costa
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Dança Coletiva une mais de cem estudantes na EMEF Capistrano de Abreu
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Estudante lança livro de poesia e emociona no Dia da Família da EMEF Euzébio Rocha Filho
Secretaria Municipal de Educação
Documentos da Secretaria Municipal de Educação com orientações no combate à violência são destaque na Folha de São Paulo
Relacionadas

Legislações e Orientações
Publicado em: 12/05/2016 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Avaliação de Desempenho
Publicado em: 12/05/2016 2h14 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Readaptação Funcional
Publicado em: 12/05/2016 1h18 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Concurso de Educação em Direito à Memória e à Verdade nas Escolas
Publicado em: 12/05/2016 10h14 - em CEDH

Região da Brasilândia recebe dois novos Centros de Educação Infantil
Publicado em: 11/05/2016 4h39 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia