Notícias
Chegou a 8ª Edição da Revista Imprensa Jovem em parceria com a Metodista
Cultura e Arte para Todos: Estudantes exploram Teatro, Dança e Literatura
Publicado em: 20/12/2024 14h33 | Atualizado em: 20/12/2024A 8ª edição da Revista Imprensa Jovem, realizada em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo, celebra o tema “Cultura e Arte para todos – Teatro, Música, Dança, Desenhos e a Efervescência do Mundo”. Com a participação de estudantes de cinco escolas municipais de São Paulo e da equipe universitária, o projeto promove a integração entre jovens e profissionais do jornalismo.
Participaram desta edição as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Humberto Dantas, José Américo de Almeida, Maria Aparecida Rodrigues Cintra, Dom Paulo Rolim Loureiro e Tarsila do Amaral.
Cada edição da revista é fruto de um semestre de trabalho colaborativo, envolvendo workshops de jornalismo, planejamento editorial e encontros interativos entre estudantes e especialistas.
Veja alguns destaques desta edição:
Da sala de aula para o palco
Na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra, o teatro é uma poderosa ferramenta de aprendizagem. Depoimentos revelam o impacto positivo dessa vivência artística.
Babalotim: Dança e Cultura Africana
Com mais de três décadas de história, o grupo de dança negra contemporânea Babalotim é um marco na preservação e disseminação da cultura afro-brasileira. Liderado pela mestra Solange Camargo, o grupo continua inspirando gerações.
Fábrica de Livros da Tarsila
Na EMEF Tarsila do Amaral, a metodologia Cultura Maker transforma a educação literária. O projeto incentiva a criação de livros independentes, promovendo autoria e expressão criativa.
Um mergulho na cultura chinesa
O projeto Imprensa Jovem na China levou estudantes de escolas municipais a um intercâmbio cultural histórico, marcando os 50 anos de relações entre Brasil e China. A comitiva explorou cidades como Pequim, Chengdu e Xangai, vivenciando a riqueza cultural, a conservação ambiental e a modernidade tecnológica.
Precisamos falar sobre igualdade étnico-racial
No Fórum do Desenvolvimento Sustentável, realizado no Chile, o ODS 18 foi destaque, abordando o enfrentamento ao racismo e à desigualdade étnico-racial. Estudantes e especialistas discutiram a urgência da justiça racial como base para um futuro mais igualitário e sustentável.
A edição completa já está disponível e reforça a importância de integrar educação, cultura e arte no cotidiano escolar. Acesse aqui, inspire-se e descubra mais sobre os projetos que estão transformando as escolas públicas de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Núcleo Técnico de Currículo
Secretaria Municipal de Educação realiza live sobre segurança na internet no Dia da Internet Segura
Secretaria Municipal de Educação
SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove reunião sobre o orçamento de 2025
Secretaria Municipal de Educação
Vestibular em polos da UniCEU estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
SME orienta famílias de estudantes matriculados em unidades municipalizadas
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação libera novo lote de créditos para material e uniforme para os estudantes das escolas municipalizadas
Relacionadas
Profissionais que atuam nas Comissões de Mediação de Conflitos e nos Grêmios Estudantis terão atestado para fins de Evolução Funcional
Publicado em: 12/06/2024 2h20 - em Educação em Direitos Humanos
SME abre credenciamento para interessados em atuar como Instrutor de Música em Unidades Educacionais Municipais
Publicado em: 12/06/2024 2h11 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEF Professor Antônio Duarte promove segundas-feiras literárias
Publicado em: 10/06/2024 12h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Provas para o Vestibulinho da ETEC – 2º Semestre de 2024 acontecem neste domingo (09)
Publicado em: 07/06/2024 4h51 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEI Abilio dos Santos Diniz, em Cidade Ademar, é entregue com capacidade para atender 232 crianças em período integral
Publicado em: 07/06/2024 2h41 - em Secretaria Municipal de Educação