Notícias

EMEF Professor Antônio Duarte promove segundas-feiras literárias

O objetivo do projeto é mostrar aos alunos que a leitura pode sair das prateleiras, transitar por outros espaços e ser um momento agradável e compartilhado

Publicado em: 10/06/2024 12h23 | Atualizado em: 10/06/2024
Fotografia de estudantes sentados em roda em momento de leitura. Ao fundo, na parede há uma pintura de par de asas onde se lê "Ler te dá asas".

Na EMEF Professor Antônio Duarte a semana começa de maneira leve: toda segunda-feira a literatura é compromisso marcado dos alunos. O projeto “Segundas Literárias” tem auxiliado em muitas questões de aprendizagem e de resolução de conflitos. Junto com os professores, os alunos escolhem os livros e depois discutem sobre o assunto. Isso ajuda a desenvolver um forte trabalho de empatia, formação crítica, convívio em sociedade e cultura da paz.

“Queremos que a leitura saia das prateleiras, que o livro transite em outros espaços e por outros caminhos. Queremos mostrar que a leitura pode ser agradável e compartilhada. E a gente percebe ali que os estudantes têm um engajamento muito legal, porque eles se sentem à vontade para ler em voz alta e têm vontade de participar. E muitas vezes, depois disso, ele vai buscar o livro na sala de leitura e levar pra casa”, explica Flávia Antônio, Coordenadora Pedagógica da unidade. 

O projeto surgiu de forma sistematizada esse ano, mas a unidade já realizava ações isoladas de leitura.  A ideia é que o estudante perceba que a leitura pode acontecer em qualquer lugar ou ocasião. 

Com esse movimento, os docentes perceberam que os estudantes estão tendo um melhor engajamento, e há um número maior de estudantes realizando leitura e se interessando por outros títulos.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.460