Notícias
CEU Parelheiros desenvolve projeto com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Iniciativa busca chamar a atenção para o território de Parelheiros, considerado patrimônio ambiental
Publicado em: 03/07/2018 9h47 | Atualizado em: 30/11/2020Ao longo do primeiro semestre deste ano, o Centro Educacional Unificado (CEU) Parelheiros, da Diretoria Regional da Educação (DRE) Capela do Socorro, planejou e realizou ações integradas com os Projetos Políticos-Pedagógicos (PPPs) dos quatro segmentos que dele fazem parte (Gestão, Centro de Educação Infantil (CEI), Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF). O projeto se baseia em quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030: Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis, Combate às Alterações Climáticas e Vida Sobre a Terra. A Agenda é composta por ações e diretrizes que orientam os trabalhos dos países-membros das Nações Unidas em busca do desenvolvimento sustentável.
O primeiro evento do ano no âmbito desse projeto consistiu em uma aula aberta no Parque Linear de Parelheiros, ministrada por Audrey Costa, Diretora do Parque Linear. A formação contou com a participação do professor de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Vieira de Queiroz Filho, Carlindo Alves Júnior, e dos jardineiros do CEU Parelheiros. Na aula, foram abordados aspectos da região, como os seus recursos naturais, biodiversidade preservada, área de proteção aos mananciais, mata nativa, e sua rede hídrica que contempla três bacias hidrográficas: Capivari, Guarapiranga e Billings.
Na sequência das atividades, as coordenadoras Daniela Oliveira Francisco e Giseli Rocumback dos Santos, da EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho, conduziram uma visita ao Parque Estadual Serra do Mar-Núcleo Curucutu para os alunos dos 9ºs anos, que produziram seus Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCA) valorizando questões ambientais e de sustentabilidade. Por último, foi a vez da equipe pedagógica (professores e demais funcionários) das Unidades Escolares terem um dia de imersão no Polo de Ecoturismo de Parelheiros.
“As visitas aproximam e empoderam os atores deste lindo, vasto e rico território”, observa Vânia Camila, Coordenadora de Ação Educacional do CEU Parelheiros. “Precisamos nos desafiar e, acima de tudo, fazer deste um local potencializador e humano para a formação da cidadania, indo ao encontro dos princípios de uma Cidade Educadora, na qual todos os habitantes têm o direito de usufruir em condições de liberdade e igualdade dos meios e oportunidades de formação, desenvolvimento pessoal e reconhecimento da própria identidade, história e cultura”, finaliza Viviane Ramos, Gestora do CEU Parelheiros.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
CEU Inácio Monteiro promove Painel de Empregos e Curso de Empreendedorismo em parceria com ETEC e SEBRAE
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias
Diretoria Regional de Educação Butantã
Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas na Rede Municipal de São Paulo
Diretoria Regional de Educação Butantã
15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo
Relacionadas

DRE Jaçanã – Tremembé recebe Diálogos com a Rede
Publicado em: 11/11/2015 4h13 - em CEU e COCEU

Mais um CEI inaugurado na zona Norte
Publicado em: 11/11/2015 4h12 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Curso: O ATE como Educador da Infância
Publicado em: 11/11/2015 4h12 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Concursos de Remoção – 2015
Publicado em: 11/11/2015 3h49 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

I Encontro Mundial da Invenção Literária
Publicado em: 11/11/2015 11h55 - em Sala e Espaço de Leitura