Notícias

Cerimônia de posse da Academia de Letras dos Professores (ALP) marca protagonismo e potência da Rede Municipal

78 professores da Rede Municipal tomaram posse de suas Cadeiras na ALP em evento que aconteceu no sábado (13), na Biblioteca Mario de Andrade

Publicado em: 18/12/2025 11h49 | Atualizado em: 23/12/2025
Tamanho Portal

Em um momento de celebração da potência e protagonismo dos educadores da Rede Municipal na construção e valorização da literatura, 78 professores tomaram posse na Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo em um evento realizado no último sábado (13) na Biblioteca Mario de Andrade, histórico espaço cultural da cidade.   

A Academia de Letras dos Professores (ALP) da Cidade de São Paulo foi fundada em 2016, no fechamento da Semana de Arte Moderna da Academia Estudantil de Letras (AEL) daquele ano encerrando o curso “Viver Literatura – 2016”. Desde então, 677 professores já assumiram suas cadeiras literárias. 

Neste ano, 78 professores tomaram posse das Cadeiras dos seus “amigos literários”, na ALP. Além da posse, houve a apresentação do espetáculo “O vale e o fio do tempo”, apresentação teatral protagonizada pelos educadores da Rede Municipal dirigida e elaborada pelo professor Leon Cordeiro. 

A ALP busca também valorizar o protagonismo e a autoria dos estudantes da Rede, considerando que muitos professores são escritores, e possuem uma página no portal SME para valorizar e destacar suas produções. Conheça aqui a página dos “Educadores Autores”.  

Como explica Samir Mustapha, coordenador do projeto AEL na Secretaria Municipal de Educação (SME). “Todo ano, no último encontro do curso “Viver Literatura”, os professores participantes têm a oportunidade de, assim como acontece na AEL, escolher um autor, um ‘amigo literário’, para tomar posse da sua Cadeira e iniciar uma pesquisa sobre a vida e a obra desse escritor preferido. Assim, os professores vivenciam a mesma experiência que os estudantes têm no projeto”. 

Para saber mais: 

Academia de Letras dos Professores

Confira mais registros da cerimônia de posse:

Leia também:

Rede Municipal mobiliza 8 mil estudantes em projetos literários com Academias Estudantis de Letras (AEL)

Escritor Sérgio Vaz é homenageado por estudantes da Academia Estudantil de Letras (AEL)

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Publicado em: 11/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da platéia com um microfone. A maiorria das pessoas que estão sentadas estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul e elementos de carro, casa, moeda com o texto

Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho 

Publicado em: 10/06/2026 3h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Homem em pé no canto direito do palco de um teatro, segurando um microfone e realizando uma palestra. À sua frente, diretores estão sentados em cadeiras, acompanhando atentamente a apresentação em um ambiente de reunião e alinhamento institucional.

DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas

Publicado em: 10/06/2026 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

«1 2 3 1.669