CEU Parelheiros desenvolve projeto com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Iniciativa busca chamar a atenção para o território de Parelheiros, considerado patrimônio ambiental

Publicado em: 03/07/2018 9h47 | Atualizado em: 30/11/2020

principal_ceu_par_740x430.jpg

Ao longo do primeiro semestre deste ano, o Centro Educacional Unificado (CEU) Parelheiros, da Diretoria Regional da Educação (DRE) Capela do Socorro, planejou e realizou ações integradas com os Projetos Políticos-Pedagógicos (PPPs) dos quatro segmentos que dele fazem parte (Gestão, Centro de Educação Infantil (CEI), Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF). O projeto se baseia em quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030: Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis, Combate às Alterações Climáticas e Vida Sobre a Terra. A Agenda é composta por ações e diretrizes que orientam os trabalhos dos países-membros das Nações Unidas em busca do desenvolvimento sustentável.

O primeiro evento do ano no âmbito desse projeto consistiu em uma aula aberta no Parque Linear de Parelheiros, ministrada por Audrey Costa, Diretora do Parque Linear. A formação contou com a participação do professor de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Vieira de Queiroz Filho, Carlindo Alves Júnior, e dos jardineiros do CEU Parelheiros. Na aula, foram abordados aspectos da região, como os seus recursos naturais, biodiversidade preservada, área de proteção aos mananciais, mata nativa, e sua rede hídrica que contempla três bacias hidrográficas: Capivari, Guarapiranga e Billings.

Na sequência das atividades, as coordenadoras Daniela Oliveira Francisco e Giseli Rocumback dos Santos, da EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho, conduziram uma visita ao Parque Estadual Serra do Mar-Núcleo Curucutu para os alunos dos 9ºs anos, que produziram seus Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCA) valorizando questões ambientais e de sustentabilidade. Por último, foi a vez da equipe pedagógica (professores e demais funcionários) das Unidades Escolares terem um dia de imersão no Polo de Ecoturismo de Parelheiros.

“As visitas aproximam e empoderam os atores deste lindo, vasto e rico território”, observa Vânia Camila, Coordenadora de Ação Educacional do CEU Parelheiros. “Precisamos nos desafiar e, acima de tudo, fazer deste um local potencializador e humano para a formação da cidadania, indo ao encontro dos princípios de uma Cidade Educadora, na qual todos os habitantes têm o direito de usufruir em condições de liberdade e igualdade dos meios e oportunidades de formação, desenvolvimento pessoal e reconhecimento da própria identidade, história e cultura”, finaliza Viviane Ramos, Gestora do CEU Parelheiros.

Veja a galeria de fotos

Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs