Notícias

CEU Parelheiros desenvolve projeto com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Iniciativa busca chamar a atenção para o território de Parelheiros, considerado patrimônio ambiental

Publicado em: 03/07/2018 9h47 | Atualizado em: 30/11/2020

principal_ceu_par_740x430.jpg

Ao longo do primeiro semestre deste ano, o Centro Educacional Unificado (CEU) Parelheiros, da Diretoria Regional da Educação (DRE) Capela do Socorro, planejou e realizou ações integradas com os Projetos Políticos-Pedagógicos (PPPs) dos quatro segmentos que dele fazem parte (Gestão, Centro de Educação Infantil (CEI), Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF). O projeto se baseia em quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030: Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis, Combate às Alterações Climáticas e Vida Sobre a Terra. A Agenda é composta por ações e diretrizes que orientam os trabalhos dos países-membros das Nações Unidas em busca do desenvolvimento sustentável.

O primeiro evento do ano no âmbito desse projeto consistiu em uma aula aberta no Parque Linear de Parelheiros, ministrada por Audrey Costa, Diretora do Parque Linear. A formação contou com a participação do professor de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Vieira de Queiroz Filho, Carlindo Alves Júnior, e dos jardineiros do CEU Parelheiros. Na aula, foram abordados aspectos da região, como os seus recursos naturais, biodiversidade preservada, área de proteção aos mananciais, mata nativa, e sua rede hídrica que contempla três bacias hidrográficas: Capivari, Guarapiranga e Billings.

Na sequência das atividades, as coordenadoras Daniela Oliveira Francisco e Giseli Rocumback dos Santos, da EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho, conduziram uma visita ao Parque Estadual Serra do Mar-Núcleo Curucutu para os alunos dos 9ºs anos, que produziram seus Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCA) valorizando questões ambientais e de sustentabilidade. Por último, foi a vez da equipe pedagógica (professores e demais funcionários) das Unidades Escolares terem um dia de imersão no Polo de Ecoturismo de Parelheiros.

“As visitas aproximam e empoderam os atores deste lindo, vasto e rico território”, observa Vânia Camila, Coordenadora de Ação Educacional do CEU Parelheiros. “Precisamos nos desafiar e, acima de tudo, fazer deste um local potencializador e humano para a formação da cidadania, indo ao encontro dos princípios de uma Cidade Educadora, na qual todos os habitantes têm o direito de usufruir em condições de liberdade e igualdade dos meios e oportunidades de formação, desenvolvimento pessoal e reconhecimento da própria identidade, história e cultura”, finaliza Viviane Ramos, Gestora do CEU Parelheiros.

Veja a galeria de fotos 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS 

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440