Notícias

CEU Jambeiro recebe edição do “Jam de Robótica 2016”

O objetivo do evento foi de ensinar os princípios básicos da robótica e linguagem de programação.

Publicado em: 13/10/2016 15h41 | Atualizado em: 30/11/2020
jam_robotiva_jambeiro_740_x_430.jpg

No dia 7 de outubro, o Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro recebeu trinta e quatro escolas pertencentes à Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, para participarem do “Jam de Robótica”, que consiste em uma espécie de maratona de atividades em robótica, promovido pelo Núcleo de Informática Educativa da Coordenadoria Pedagógica (COPED), da Secretaria Municipal de Educação (SME).

O objetivo do “Jam de Robótica 2016” é reunir as crianças para que elas possam aprender os princípios básicos do uso do kit de robótica e linguagem de programação, além de cumprirem desafios durante todo o evento.

O CEU Jambeiro foi o décimo CEU a receber esse desafio em 2016. Para participar do “Jam de Robótica 2016” os alunos tiveram que desenvolver um vídeo sobre como a robótica pode ser usada para a aprendizagem. Segundo Regina Gavassa, Coordenadora do Núcleo de Informática Educativa, a ideia do vídeo surgiu por conta da convivência da equipe do Núcleo com os jovens e do fato de que hoje em dia eles adoram fazer vídeos e essa forma de divulgação atrairia o público do desafio de robótica.

O evento teve início com a apresentação de Regina Gavassa e Gislaine Batista Munhoz que também integra o Núcleo de Informática Educativa, que passaram as primeiras instruções de como aconteceria o evento.

Na sequência, Robson Carvalho, representante da empresa que fabrica os kits de robótica utilizados pelas escolas, demonstrou como cada grupo poderia utilizar as peças, lembrando que a forma e o modelo de criação dos protótipos eram de responsabilidade de cada grupo, que foram supervisionados por um professor representante de cada escola.

“Estamos fazendo de tudo para que a escola agora pense no seu projeto e caminhe sozinha, o ‘Jam’ é apenas um incentivo para que as unidades adotem essa prática em suas rotinas. Além disso, existe também um espaço virtual no qual os professores podem compartilhar experiências entre si, além de várias plataformas que a escola pode contar para manter o projeto”, observou Regina Gavassa.

Julia Aparecida professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Saturnino Pereira e supervisora do projeto da escola, disse que a oportunidade dos alunos interagirem com a robótica foi de grande contribuição para que eles desenvolvessem a criatividade.

Confira uma Galeria de Imagens do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Formação para Professores de História da Rede Municipal

Formação para Professores de História da Rede Municipal

Publicado em: 23/05/2016 3h02 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Introdução à Astronomia para o Ensino Fundamental

Introdução à Astronomia para o Ensino Fundamental

Publicado em: 23/05/2016 3h01 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

A Educação do Educador: as narrativas e brincadeiras infantis como experiência de formação

A Educação do Educador: as narrativas e brincadeiras infantis como experiência de formação

Publicado em: 23/05/2016 2h26 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Saiba como participar do Plateia SME e Plateinha

Plateia SME – edição de 20 de maio

Publicado em: 20/05/2016 5h04 - em CEU e COCEU

Planejamento e Documentação Pedagógica

Planejamento e Documentação Pedagógica, sob o olhar das relações étnico-raciais e do brincar

Publicado em: 20/05/2016 4h20 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

1 1.211 1.212 1.213 1.214 1.215 1.443