Notícias

CEU Jambeiro recebe edição do “Jam de Robótica 2016”

O objetivo do evento foi de ensinar os princípios básicos da robótica e linguagem de programação.

Publicado em: 13/10/2016 15h41 | Atualizado em: 30/11/2020
jam_robotiva_jambeiro_740_x_430.jpg

No dia 7 de outubro, o Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro recebeu trinta e quatro escolas pertencentes à Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, para participarem do “Jam de Robótica”, que consiste em uma espécie de maratona de atividades em robótica, promovido pelo Núcleo de Informática Educativa da Coordenadoria Pedagógica (COPED), da Secretaria Municipal de Educação (SME).

O objetivo do “Jam de Robótica 2016” é reunir as crianças para que elas possam aprender os princípios básicos do uso do kit de robótica e linguagem de programação, além de cumprirem desafios durante todo o evento.

O CEU Jambeiro foi o décimo CEU a receber esse desafio em 2016. Para participar do “Jam de Robótica 2016” os alunos tiveram que desenvolver um vídeo sobre como a robótica pode ser usada para a aprendizagem. Segundo Regina Gavassa, Coordenadora do Núcleo de Informática Educativa, a ideia do vídeo surgiu por conta da convivência da equipe do Núcleo com os jovens e do fato de que hoje em dia eles adoram fazer vídeos e essa forma de divulgação atrairia o público do desafio de robótica.

O evento teve início com a apresentação de Regina Gavassa e Gislaine Batista Munhoz que também integra o Núcleo de Informática Educativa, que passaram as primeiras instruções de como aconteceria o evento.

Na sequência, Robson Carvalho, representante da empresa que fabrica os kits de robótica utilizados pelas escolas, demonstrou como cada grupo poderia utilizar as peças, lembrando que a forma e o modelo de criação dos protótipos eram de responsabilidade de cada grupo, que foram supervisionados por um professor representante de cada escola.

“Estamos fazendo de tudo para que a escola agora pense no seu projeto e caminhe sozinha, o ‘Jam’ é apenas um incentivo para que as unidades adotem essa prática em suas rotinas. Além disso, existe também um espaço virtual no qual os professores podem compartilhar experiências entre si, além de várias plataformas que a escola pode contar para manter o projeto”, observou Regina Gavassa.

Julia Aparecida professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Saturnino Pereira e supervisora do projeto da escola, disse que a oportunidade dos alunos interagirem com a robótica foi de grande contribuição para que eles desenvolvessem a criatividade.

Confira uma Galeria de Imagens do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Publicado em: 11/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da platéia com um microfone. A maiorria das pessoas que estão sentadas estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul e elementos de carro, casa, moeda com o texto

Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho 

Publicado em: 10/06/2026 3h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Homem em pé no canto direito do palco de um teatro, segurando um microfone e realizando uma palestra. À sua frente, diretores estão sentados em cadeiras, acompanhando atentamente a apresentação em um ambiente de reunião e alinhamento institucional.

DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas

Publicado em: 10/06/2026 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

«1 2 3 1.669