Notícias
Centro de Educação Infantil Joaquim Tomé Filho desenvolve estratégia de contação de histórias para bebês e crianças utilizando objetos do cotidiano
Na quarentena, as histórias podem ser um momento de conexão e interação entre adultos, bebês e crianças
Publicado em: 31/07/2020 17h13 | Atualizado em: 30/11/2020
Com o afastamento social causado pelo Covid-19 (Coronavírus), um novo desafio surgiu para a educação, como elaborar propostas pedagógicas online que mantenham o vínculo com as crianças e as famílias. O Centro de Educação Infantil (CEI) Ver. Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé, desenvolveu uma estratégia de contação de histórias com uso de objetos para bebês e crianças.
No espaço físico da escola, bebês e crianças sempre participaram de momentos de leitura com acesso a materiais diferenciados que diversificam a linguagem das histórias e incentivam o prazer pela leitura na infância. Ao ouvir as histórias, as crianças constroem sua própria cultura e conhecem o mundo, constituindo a imaginação, o pensamento, a comunicação e a linguagem. Tendo essa perspectiva, o CEI Thomé Filho resolveu levar essa vivência para o dia a dia das famílias, incentivando a interação e a brincadeira com objetos do cotidiano.
As histórias são contadas em formato de vídeo com a participação da professora, retomando um vínculo visual importante com a criança, permitindo a aproximação e a produção de memórias com as famílias neste momento de isolamento social. Os vídeos produzidos são compartilhados de modo a construir uma produção coletiva.
Com essa proposta, é possível ressaltar a importância da leitura dentro da família e da construção cultural das crianças. A exploração de objetos comuns como parte do enredo das histórias na primeira infância também ajuda a construir capacidade imaginativa, a criatividade e até mesmo a sociabilidade de bebês e crianças.
Na quarentena, as histórias podem ser um momento de conexão e interação dos adultos e crianças, objetos como um secador de cabelo pode se transformar em um lobo mal que solta vento. Enquanto a professora aparece no vídeo guiando a contação com histórias das quais as crianças já estão acostumadas e organiza-se com ações semelhantes apresentadas na unidade, a família cria uma ponte com a criança que assiste, incentivando-a com o uso de objetos, letras de músicas e outros elementos pertinentes a história.
De acordo a professora Nathália dos Santos, uma das responsáveis por essa iniciativa, as respostas têm sido interessantes. “A parceria com as famílias por meio das devolutivas e da escuta se reflete no planejamento coletivo de nossa Unidade, ampliando as experiências e o repertório de leitura”, observa a professora.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática
Secretaria Municipal de Educação
Cursos gratuitos para Qualificação Profissional no CEU Jaçanã estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
Projeto do CEU Sapopemba estimula os estudantes a representarem livros em potes
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Professor da Rede Municipal de São Paulo ganha Prêmio Professor Porvir com melhor projeto de Educação Antirracista
Secretaria Municipal de Educação
Março Mulher: SME organiza leituraço com obras de escritoras que reforçam o protagonismo feminino
Secretaria Municipal de Educação
Filme Vitória, com Fernanda Montenegro, tem pré-estreia gratuita no CEU Vila Alpina
Relacionadas

11º Prêmio Paulo Freire premia iniciativas de unidades educacionais municipais
Publicado em: 04/10/2016 12h39 - em Educação de Jovens e Adultos

SME oferece curso sobre a temática da Educação Inclusiva
Publicado em: 04/10/2016 11h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Prêmios “Professor em Destaque” e “Professor Emérito de São Paulo” – 2016
Publicado em: 03/10/2016 5h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura cede instalações do antigo Tietê para funcionamento da Zumbi dos Palmares
Publicado em: 03/10/2016 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

“Experimentar” e “Self-Service para Crianças” na EMEI José Roschel Christi
Publicado em: 03/10/2016 4h31 - em Alimentação Escolar