CEI Prof. Mario Pereira Costa realiza projeto sobre origem dos alimentos

A escola realizou o Projeto Verdear desenvolvendo uma horta com alunos

Publicado em: 13/07/2016 11h19 | Atualizado em: 30/11/2020

O Projeto Verdear desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil (CEI) Prof. Mario Pereira Costa da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases trabalhou com alunos de até 4 anos de idade, família, professores e funcionários. O projeto buscou trabalhar com horta escolar, oficina culinária, teatro, músicas e brincadeiras, além de propor mudanças no refeitório e montagem do cardápio com as crianças.

Como a atividade surgiu?

A equipe do CEI Prof. Mario Pereira Costa identificou a dificuldade dos alunos em entender de onde vêm os alimentos e na aceitação do que era oferecido na escola, e a partir de então desenvolveram na unidade projetos para incentivar a alimentação saudável e variada, como o Projeto Verdear.

O que foi feito?

Foi enviado um convite para as famílias dos alunos, convidando-os para a mobilização na horta. As crianças, pais, avós, professores e funcionários do CEI participaram de todos os processos, desde o preparo da terra até a irrigação das mudas.
Além disso, são realizadas outras atividades na unidade como a “Festa dos aniversariantes do mês”, um momento lúdico onde acontecem brincadeiras, peças de teatro e leitura de histórias, além do preparo, apresentação e degustação de pratos especiais feitos para a ocasião.
Outra ação no CEI foi a mudança no refeitório, tornando o ambiente mais convidativo e acolhedor na forma do “Restaurante no Mário”. Ocorreu também alteração no formato das mesas, que agora são redondas e possibilitam uma maior integração entre as crianças.
Os alunos montam os cardápios que ficam disponíveis no refeitório e aprendem semanalmente sobre a diversidade dos alimentos e suas formas antes e após o preparo. Participam ativamente do preparo de diversas receitas em oficinas culinárias e leitura de histórias ligadas a alimentação, como o livro “O caso do bolinho”.

Principais resultados e lições aprendidas

Ao fim do projeto, foi possível adicionar as refeições alimentos cultivados na horta escolar. Notou-se uma melhora significativa na aceitação dos alimentos oferecidos na escola para as crianças e aumento no consumo de verduras e legumes.

Imprima essa atividade

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar