Notícias

CEI Parque Fongaro desenvolve projeto sobre as relações da criança com a natureza e a cultura

Atividades realizadas incluem o plantio de alface e girassol, como também, a criação de um jardim

Publicado em: 18/06/2018 14h31 | Atualizado em: 30/11/2020

pq_fongaro_740x430.jpg

Desde o início de 2018, o Centro de Educação Infantil (CEI) Parque Fongaro, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, desenvolve o Projeto Especial de Ação (PEA) “Currículo da infância: relações das crianças com saberes da natureza e da cultura”, realizado seguindo os desejos e necessidades das crianças a partir da elaboração e desenvolvimento de uma horta escolar na unidade em 2017.

No início deste ano, começaram os planejamentos para ampliar os estudos sobre a infância e sua relação com a natureza. Nos dias 1 e 2 de fevereiro ocorreram os diálogos entre os professores para a escolha de um título para o Projeto. Foi a partir daí que o nome “O currículo da infância: relações da criança com saberes da natureza e da cultura” começou a ser usado. Além disso, no dia 2 de fevereiro ocorreu, também, a primeira atividade com as crianças do CEI, o plantio de podocarpos (pinheiro-bravo).

Na sequência, uma série de atividades foi desenvolvida com os pequenos, como o plantio, na horta, de alface e girassol, a construção de um jardim na entrada do CEI e a observação da evolução de lagarta a borboleta.

Segundo Ana Lúcia Coelho, Coordenadora Pedagógica do CEI Parque Fongaro, as crianças estão vivenciando experiências diretas com a natureza e, a partir delas, extraindo lições importantes para a vida. “Tudo isso está integrado ao Projeto Especial de Ação, aos Indicadores de Qualidade e com tudo o que é realizado na escola. Além disso, essas atividades com a natureza possibilitam às crianças o desenvolvimento de habilidades físicas, afetivas, sociais, além de favorecer a criatividade mais pura no ser humano. Favorece, ainda, a nós adultos, retomar o contato com a criança que um dia fomos e que esquecemos, permitindo um olhar mais atento às experiências infantis”, observa Ana.

Para a Professora Viviane Batista, “o que nos toca e transforma o nosso olhar é a linda proposta de trabalho com as crianças interagindo e construindo novas relações através do contato com a natureza”.

A próxima ação será realizada no dia 30 de junho com a festa ANAMA, que em tupi-guarani significa família, pertencimento. Nesse evento, o enfoque será o de da convivência entre crianças, suas famílias e de todos do Centro de Educação Infantil Parque Fongaro, por meio de atividades como lanche compartilhado (cada família e funcionário irá levar um prato ou suco para compartilhar com os demais), roda de conversa e apresentações de dança pelas crianças.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Pessoas estão sentadas lado a lado em cinco fileiras de mesas que estão uma atrás da outra. Em cima das mesas, há notebooks, um pra cada pessoa sentada. Atrás, pode-se ver dois logotipos da Secretaria Municipal de Eduação de São Paulo e, entre eles, uma projeção.

Vagas remanescentes para o VII Congresso Municipal de Educação

Publicado em: 22/11/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Iv Expo Consciência Negra

IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai contar com programação em educação antirracista

Publicado em: 22/11/2024 10h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachada do CEI Dandara dos Palmares

Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares

Publicado em: 21/11/2024 3h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor

Renovação dos contratos de professores temporários

Publicado em: 19/11/2024 2h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.

Prefeitura de SP abre inscrições para contratações temporárias

Publicado em: 19/11/2024 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.478