Notícias

CEI Parque Fongaro desenvolve projeto sobre as relações da criança com a natureza e a cultura

Atividades realizadas incluem o plantio de alface e girassol, como também, a criação de um jardim

Publicado em: 18/06/2018 14h31 | Atualizado em: 30/11/2020

pq_fongaro_740x430.jpg

Desde o início de 2018, o Centro de Educação Infantil (CEI) Parque Fongaro, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, desenvolve o Projeto Especial de Ação (PEA) “Currículo da infância: relações das crianças com saberes da natureza e da cultura”, realizado seguindo os desejos e necessidades das crianças a partir da elaboração e desenvolvimento de uma horta escolar na unidade em 2017.

No início deste ano, começaram os planejamentos para ampliar os estudos sobre a infância e sua relação com a natureza. Nos dias 1 e 2 de fevereiro ocorreram os diálogos entre os professores para a escolha de um título para o Projeto. Foi a partir daí que o nome “O currículo da infância: relações da criança com saberes da natureza e da cultura” começou a ser usado. Além disso, no dia 2 de fevereiro ocorreu, também, a primeira atividade com as crianças do CEI, o plantio de podocarpos (pinheiro-bravo).

Na sequência, uma série de atividades foi desenvolvida com os pequenos, como o plantio, na horta, de alface e girassol, a construção de um jardim na entrada do CEI e a observação da evolução de lagarta a borboleta.

Segundo Ana Lúcia Coelho, Coordenadora Pedagógica do CEI Parque Fongaro, as crianças estão vivenciando experiências diretas com a natureza e, a partir delas, extraindo lições importantes para a vida. “Tudo isso está integrado ao Projeto Especial de Ação, aos Indicadores de Qualidade e com tudo o que é realizado na escola. Além disso, essas atividades com a natureza possibilitam às crianças o desenvolvimento de habilidades físicas, afetivas, sociais, além de favorecer a criatividade mais pura no ser humano. Favorece, ainda, a nós adultos, retomar o contato com a criança que um dia fomos e que esquecemos, permitindo um olhar mais atento às experiências infantis”, observa Ana.

Para a Professora Viviane Batista, “o que nos toca e transforma o nosso olhar é a linda proposta de trabalho com as crianças interagindo e construindo novas relações através do contato com a natureza”.

A próxima ação será realizada no dia 30 de junho com a festa ANAMA, que em tupi-guarani significa família, pertencimento. Nesse evento, o enfoque será o de da convivência entre crianças, suas famílias e de todos do Centro de Educação Infantil Parque Fongaro, por meio de atividades como lanche compartilhado (cada família e funcionário irá levar um prato ou suco para compartilhar com os demais), roda de conversa e apresentações de dança pelas crianças.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 4 1.441