Notícias

CEI Parque Fongaro desenvolve projeto sobre as relações da criança com a natureza e a cultura

Atividades realizadas incluem o plantio de alface e girassol, como também, a criação de um jardim

Publicado em: 18/06/2018 14h31 | Atualizado em: 30/11/2020

pq_fongaro_740x430.jpg

Desde o início de 2018, o Centro de Educação Infantil (CEI) Parque Fongaro, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, desenvolve o Projeto Especial de Ação (PEA) “Currículo da infância: relações das crianças com saberes da natureza e da cultura”, realizado seguindo os desejos e necessidades das crianças a partir da elaboração e desenvolvimento de uma horta escolar na unidade em 2017.

No início deste ano, começaram os planejamentos para ampliar os estudos sobre a infância e sua relação com a natureza. Nos dias 1 e 2 de fevereiro ocorreram os diálogos entre os professores para a escolha de um título para o Projeto. Foi a partir daí que o nome “O currículo da infância: relações da criança com saberes da natureza e da cultura” começou a ser usado. Além disso, no dia 2 de fevereiro ocorreu, também, a primeira atividade com as crianças do CEI, o plantio de podocarpos (pinheiro-bravo).

Na sequência, uma série de atividades foi desenvolvida com os pequenos, como o plantio, na horta, de alface e girassol, a construção de um jardim na entrada do CEI e a observação da evolução de lagarta a borboleta.

Segundo Ana Lúcia Coelho, Coordenadora Pedagógica do CEI Parque Fongaro, as crianças estão vivenciando experiências diretas com a natureza e, a partir delas, extraindo lições importantes para a vida. “Tudo isso está integrado ao Projeto Especial de Ação, aos Indicadores de Qualidade e com tudo o que é realizado na escola. Além disso, essas atividades com a natureza possibilitam às crianças o desenvolvimento de habilidades físicas, afetivas, sociais, além de favorecer a criatividade mais pura no ser humano. Favorece, ainda, a nós adultos, retomar o contato com a criança que um dia fomos e que esquecemos, permitindo um olhar mais atento às experiências infantis”, observa Ana.

Para a Professora Viviane Batista, “o que nos toca e transforma o nosso olhar é a linda proposta de trabalho com as crianças interagindo e construindo novas relações através do contato com a natureza”.

A próxima ação será realizada no dia 30 de junho com a festa ANAMA, que em tupi-guarani significa família, pertencimento. Nesse evento, o enfoque será o de da convivência entre crianças, suas famílias e de todos do Centro de Educação Infantil Parque Fongaro, por meio de atividades como lanche compartilhado (cada família e funcionário irá levar um prato ou suco para compartilhar com os demais), roda de conversa e apresentações de dança pelas crianças.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Resultado reflete os esforços da Rede Municipal para garantia da alfabetização e aprendizagem dos estudantes

Educação paulistana cresce 10 pontos percentuais e ultrapassa meta de alfabetização em 2024

Publicado em: 11/07/2025 5h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de participantes do Recreio Férias em um box do Autódromo Interlagos ao lado de um piloto de corrida e ao fundo um carro de corrida também.

Recreio nas Férias leva participantes ao Autódromo de Interlagos

Publicado em: 11/07/2025 5h27 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Escola Municipal participa de abertura da Copa América de Rugby em Cadeira Rodas

Escola municipal participa de abertura da Copa América de Rugby em Cadeira de Rodas 

Publicado em: 11/07/2025 4h34 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Estudantes participam de aulas de música no CEU Três Pontes

Inscrições abertas para aulas de dança e música no CEU Três Pontes em parceria com a Fundação Theatro Municipal

Publicado em: 10/07/2025 8h50 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Entrega De Cestas Básicas No Ceu São Mateus
«1 2 3 1.539