Notícias
CEI Futuro Brilhante IV promove vivência com Amarelinha Africana
Crianças vivenciam a Amarelinha Africana como instrumento de valorização da cultura afro e promoção da educação antirracista
Publicado em: 18/06/2025 9h10 | Atualizado em: 18/06/2025
O Centro de Educação Infantil (CEI) Futuro Brilhante IV, localizado na região da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, desenvolveu uma vivência especial para fortalecer o Currículo Antirracista na Educação Infantil com a amarelinha africana. A iniciativa faz parte do compromisso da unidade com a valorização da diversidade cultural e o cumprimento da Lei Federal 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas.
A unidade realizou uma proposta que envolveu a prática da Amarelinha Africana, também conhecida como Teca-Teca. A amarelinha, que é diferente da versão tradicional, não utiliza pedrinhas, nem os conceitos de “céu” e “inferno”. Nela, os participantes pulam em grupo, seguindo o ritmo de uma música, em movimentos sincronizados de frente, trás e de lado, reforçando a importância da coordenação, do ritmo e da cooperação.
Projeto
A atividade faz parte de um projeto da unidade que utiliza a dança e as manifestações culturais como ferramentas pedagógicas. “Nosso objetivo é ampliar o repertório cultural das crianças desde a primeira infância, promovendo práticas antirracistas de forma lúdica, afetiva e significativa”, destaca a equipe pedagógica do CEI.
A vivência é mais do que uma simples brincadeira, a Amarelinha Africana representa uma potente ação educativa e que contribui para a formação das crianças com mais consciência, respeito e preparadas para viver em uma sociedade diversa.
Descubra mais informações sobre a Educação Infantil na Rede Municipal
Currículo Antirracista
A Rede Municipal conta com três documentos de Orientações Pedagógicas que tratam dos povos afro brasileiros, indígenas e migrantes que compõem o Currículo da Cidade, disponível online e que foram distribuídos em formato impresso para todas as unidades educacionais. O documento foi elaborado de forma colaborativa com profissionais de diferentes áreas e traz exemplos práticos e fornece subsídio para continuidade da implementação das Leis nº 10.639/2003 e n° 11.645/2008 que determinam que as redes de ensino trabalhem as temáticas cultura afro-brasileira, indígena e migrante.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Centros Educacionais Unificados da capital têm “Escolinha Paralímpica” em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro
Diretoria Regional de Educação Butantã
Cerca de 500 jovens repórteres do Imprensa Jovem visitarão o Anime Friends
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Crianças vivem a experiência de dirigir no trânsito da Mini Cidade no CEU Jaçanã
Secretaria Municipal de Educação
Crianças vivem ações educativas no trânsito da Mini Cidade nos CEUs da capital paulista
Diretoria Regional de Educação São Miguel
CEI Jardim Campos promoveu ação solidária para toda a comunidade
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Ciclo de formações na DRE São Miguel prepara unidades para Censo MEC
Relacionadas

Inscrições abertas para a função de Secretário Acadêmico/UAB
Publicado em: 14/11/2014 12h24 - em CEU e COCEU

Coordenadores de polos da UAB participam de congresso na UFOP
Publicado em: 12/11/2014 1h37 - em CEU e COCEU

Seleção de Tutores Presenciais – Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio
Publicado em: 05/11/2014 3h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Pesquisa de Demanda para 2015 – UAB
Publicado em: 04/11/2014 3h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Aula inaugural dos cursos da UFF/UAB
Publicado em: 29/10/2014 1h24 - em CEU e COCEU