Notícias
CEI Futuro Brilhante IV promove vivência com Amarelinha Africana
Crianças vivenciam a Amarelinha Africana como instrumento de valorização da cultura afro e promoção da educação antirracista
Publicado em: 18/06/2025 9h10 | Atualizado em: 18/06/2025
O Centro de Educação Infantil (CEI) Futuro Brilhante IV, localizado na região da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, desenvolveu uma vivência especial para fortalecer o Currículo Antirracista na Educação Infantil com a amarelinha africana. A iniciativa faz parte do compromisso da unidade com a valorização da diversidade cultural e o cumprimento da Lei Federal 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas.
A unidade realizou uma proposta que envolveu a prática da Amarelinha Africana, também conhecida como Teca-Teca. A amarelinha, que é diferente da versão tradicional, não utiliza pedrinhas, nem os conceitos de “céu” e “inferno”. Nela, os participantes pulam em grupo, seguindo o ritmo de uma música, em movimentos sincronizados de frente, trás e de lado, reforçando a importância da coordenação, do ritmo e da cooperação.
Projeto
A atividade faz parte de um projeto da unidade que utiliza a dança e as manifestações culturais como ferramentas pedagógicas. “Nosso objetivo é ampliar o repertório cultural das crianças desde a primeira infância, promovendo práticas antirracistas de forma lúdica, afetiva e significativa”, destaca a equipe pedagógica do CEI.
A vivência é mais do que uma simples brincadeira, a Amarelinha Africana representa uma potente ação educativa e que contribui para a formação das crianças com mais consciência, respeito e preparadas para viver em uma sociedade diversa.
Descubra mais informações sobre a Educação Infantil na Rede Municipal
Currículo Antirracista
A Rede Municipal conta com três documentos de Orientações Pedagógicas que tratam dos povos afro brasileiros, indígenas e migrantes que compõem o Currículo da Cidade, disponível online e que foram distribuídos em formato impresso para todas as unidades educacionais. O documento foi elaborado de forma colaborativa com profissionais de diferentes áreas e traz exemplos práticos e fornece subsídio para continuidade da implementação das Leis nº 10.639/2003 e n° 11.645/2008 que determinam que as redes de ensino trabalhem as temáticas cultura afro-brasileira, indígena e migrante.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Vem aí: Virada Sustentável nos CEUs com programação para toda a família
Secretaria Municipal de Educação
Setembro Verde: Secretaria Municipal de Educação promove ações para ampliar diálogo sobre inclusão
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para vestibulinho da ETEC com mais de 1.800 vagas nos polos dos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Semana de Alfabetização MOVA-SP têm início em São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
SME inicia trabalhos do GT “Aprender e Ensinar nas Adolescências”
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Projeto “Quintais de Brincadeira” movimenta a EMEI Manoel Soares Neiva com experiências lúdicas
Relacionadas

Vem aí: Virada Sustentável nos CEUs com programação para toda a família
Publicado em: 16/09/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Setembro Verde: Secretaria Municipal de Educação promove ações para ampliar diálogo sobre inclusão
Publicado em: 16/09/2025 3h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Estão abertas as inscrições para vestibulinho da ETEC com mais de 1.800 vagas nos polos dos CEUs
Publicado em: 16/09/2025 3h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Semana de Alfabetização MOVA-SP têm início em São Paulo
Publicado em: 15/09/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

SME inicia trabalhos do GT “Aprender e Ensinar nas Adolescências”
Publicado em: 15/09/2025 11h44 - em Secretaria Municipal de Educação